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2ª Sessão de Partilha de Boas Práticas em Autoavaliação no 1º Ciclo/Pré-Escolar/Creche

O Impacto da Autoavaliação na Melhoria do Serviço Educativo 21-03-2019 Direção Regional de Inovação e Gestão
2ª Sessão de Partilha de Boas Práticas em Autoavaliação no 1º Ciclo/Pré-Escolar/Creche

Na sequência do interesse suscitado pela realização da 1ª Sessão de Partilha de Boas Práticas em Autoavaliação, o Gabinete de Apoio à Organização e Planeamento do Sistema Educativo Regional (GAOPSER), Direção Regional de Inovação e Gestão, considerou pertinente dar continuidade a esta forma de trabalho através da realização de uma segunda sessão, sob o tema aglutinador “O Impacto da Autoavaliação na Melhoria do Serviço Educativo”, que teve lugar no passado dia 12 de março, entre as 9h e as 13h, no auditório da ACIN iCloud Solutions, Ribeira Brava. Este evento foi dinamizado em parceria com as escolas, com a ACIN e com a Câmara Municipal da Ribeira Brava tendo por objetivo apoiar o desenvolvimento organizacional dos estabelecimentos de educação e ensino através da partilha de boas práticas no âmbito da autoavaliação das escolas. Estiveram presentes cerca de cento e dez profissionais, entre representantes das equipas de autoavaliação, Diretores das escolas e Delegados Escolares.

 

A sessão de abertura contou com as intervenções do CEO da ACIN iCloud Solutions, Dr. Luís Sousa, e do Sr. Presidente da Câmara da Ribeira Brava, Dr. Ricardo Nascimento, que nos trouxeram um testemunho da sua forma de proceder à avaliação interna das organizações que lideram, o modo como analisam os respetivos resultados e os traduzem em melhoria da qualidade do serviço oferecido, sempre pensando nas necessidades dos seus clientes.

 

Dando continuidade aos trabalhos de acordo com o mote proposto, a segunda parte foi preenchida pelas apresentações das três escolas convidadas: a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar e Creche do Caniçal (Machico), a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar das Figueirinhas (Santa Cruz) e a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar de Câmara de Lobos. As comunicações versaram sobre as respetivas práticas de autoavaliação, ajudando a sistematizar ideias, a problematizar situações e a encontrar soluções para problemas comuns a todos os presentes. Foi também abordada a importância das lideranças no desenvolvimento do processo de autoavaliação e, ainda, a relevância de envolver a comunidade educativa na tomada de decisão decorrente do diagnóstico elaborado. Terminadas as apresentações, houve espaço para debate.

 

Concluíram-se os trabalhos com a intervenção do Exmo. Sr. Diretor Regional de Inovação e Gestão, Dr. António Lucas, que destacou a importância da existência de coerência entre os diversos documentos da escola, entre eles e as práticas desenvolvidas pelos profissionais no seu todo e a intencionalidade que deve existir na ação de cada um, referindo-se especificamente à articulação entre as opções estratégicas da escola e a sua operacionalização, à articulação entre a monitorização e avaliação da sua concretização e a monitorização e avaliação das práticas dos profissionais sempre com a mesma finalidade: contribuir para a melhoria de um bem fundamental que está à nossa guarda – A EDUCAÇÃO.