Sessões de Partilha de Boas Práticas de 2020

Realização de Sessões de Partilha de Boas Práticas de 2020 - 27 de outubro e 4 de dezembro de 2020 23-12-2020 Direção Regional de Administração Escolar
Sessões de Partilha de Boas Práticas de 2020

A Direção Regional de Administração Escolar promoveu em 2020, através da Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional (DSDO), duas Sessões de Partilha de Boas Práticas com o objetivo de continuar a valorizar o trabalho desenvolvido pelas escolas, divulgando a sua capacidade de trabalho e o seu contributo para a construção/disseminação de conhecimento. Estes Encontros foram dirigidos aos Delegados Escolares, membros dos Conselhos Executivos, Diretores e docentes de escolas de 1.º ciclo e pré-escolar com ou sem creche, de escolas dos 2.º, 3.º ciclos e secundário e das escolas profissionais públicas da RAM. 
A 1.º Sessão realizou-se no dia 27 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana, e foi subordinada ao tema Os instrumentos de autonomia em prol da qualidade do serviço educativo, que teve como base a etapa do desenvolvimento do processo de autoavaliação face à articulação, que se impõe, com os documentos estruturantes das organizações escolares. Esta Sessão integrou as comunicações da Professora Doutora Leonor Lima Torres e de quatro estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente, a EB1/PE/C de Santana, a Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, a EB1/PE Visconde Cacongo e a EB1/PE de São Filipe. A abertura do Encontro contou com a participação do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes. A Sessão foi conduzida pelo Dr. António Mendonça, Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, que moderou os trabalhos e os debates. 
A 2.ª Sessão realizou-se no dia 4 de dezembro, no Auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, com o tema aglutinador O envolvimento da comunidade no desenvolvimento do Projeto Educativo, que teve como propósito compreender as formas de participação da comunidade e o seu contributo na construção e desenvolvimento do Projeto Educativo de Escola. Neste Encontro, foram integradas as comunicações de três estabelecimentos de educação e ensino, de uma Associação de Pais e de uma Associação de Estudantes, nomeadamente a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Brazão de Castro, a Escola Básica e Secundária com pré-escolar e creche do Porto Moniz, a EB1/PE de São Jorge, a Presidente da Associação de Pais da EB23 do Caniço e o Presidente da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira de Cabral. A abertura da Sessão contou com a participação da Diretora de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, Dra. Albertina Freitas, e do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho. A moderação ficou a cargo do Dr. João Casanova de Almeida, Professor Convidado no Ensino Superior de Política Educativa e Liderança e Comunicação. Há a destacar o contributo das escolas e associações intervenientes, cuja partilha de práticas enriqueceu sobejamente o propósito destes encontros, traduzindo assim o percurso trilhado pelas organizações escolares.
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.