OTES - Relatórios Estudantes à Saída do Secundário

São agora publicados os resultados da 2.ª edição do inquérito “estudantes à saída do secundário”, no ano letivo 2020/2021, aplicado às escolas da Região Autónoma da Madeira, e dirigido aos alunos que estavam a frequentar o 12.º ano ou equivalente em escolas públicas e privadas. 17-01-2023 Direção Regional de Administração Escolar
OTES - Relatórios Estudantes à Saída do Secundário

O Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) é coordenado a nível nacional pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) e na RAM pela Direção Regional de Administração Escolar através do Observatório de Educação da RAM.

Esta recolha estatística visa a monotorização e acompanhamento dos trajetos escolares e profissionais de jovens que frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário em escolas públicas e privadas, sendo a riqueza da sua informação um apoio importante para a tomada de decisão ao nível local e central.

Para analisar os trajetos escolares dos estudantes do ensino secundário são aplicados três inquéritos em três momentos distintos do percurso.

 

Publicamos a 2.ª edição do inquérito “estudantes à saída do secundário”, no ano letivo 2020/2021, aplicado às escolas da Região Autónoma da Madeira, e dirigido aos alunos que estavam a frequentar o 12.º ano ou equivalente em escolas públicas e privadas.

A publicação agora divulgada tem como objetivo conhecer os alunos que frequentam o 12.º ano (ou equivalente), recolhendo informação sobre as origens socioeconómicas, as motivações associadas às opções escolares, o desempenho escolar, expetativas escolares e profissionais e hábitos de leitura.

Em 2020/2021 existiam 3064 alunos em condições para participar no inquérito aos estudantes à saída do ensino secundário (CCH – 1843 alunos, CP – 961, CEF Tipo 5 – 66 e CEF Tipo 6 – 194).

A taxa de resposta ao inquérito foi de 69,1% na Região Autónoma da Madeira.

 

Com base nos resultados obtidos foram também produzidas duas novas análises:

- A frequência de atividades complementares de apoio ao estudo no final do secundário 2020/2021 - procura caracterizar o recurso a atividades complementares de apoio ao estudo, por parte dos alunos no último ano do ensino secundário, no sistema educativo português, em 2020/2021.

Qual o número de alunos que frequenta atividades complementares de apoio ao estudo, quem são estes alunos, qual o seu contexto familiar e socioeconómico? Quais as principais razões para a frequência destas atividades complementares de apoio ao estudo? Este relatório procura contribuir para a resposta a estas questões, assim como, ser um ponto de partida para a reflexão mais alargada sobre este fenómeno.

 

- O Estágio nos Cursos Profissionais: Uma visão dos alunos à saída do secundário 2020/2021 - apresenta os principais resultados do estudo sobre os estágios dos alunos dos cursos profissionais. Centra-se na análise dos alunos dos cursos profissionais, em especial aqueles que têm formação em contexto de trabalho

Analisam-se características do mesmo, como a duração, a instituição de acolhimento, o número de pessoas ao serviço. Também é possível obter informação sobre os critérios utilizados na escolha do estágio, quais os contributos do estágio para o desenvolvimento de competências, a avaliação que o aluno obteve e o seu grau de satisfação com a experiência.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.