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Ensino Profissional

M1420-09-5571-FSE-000058 - R2 25-11-2022 Instituto para a Qualificação
 Ensino Profissional

 

 

 

 

 

 

Designação do projeto | Ensino Profissional
Código do projeto | M1420-09-5571-FSE-000058

Objetivo principal| Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação.

Região de intervenção |Região Autónoma da Madeira

Entidade beneficiária |Instituto para a Qualificação, IP-RAM

Data de aprovação | 30-11-2020 

Data de início | 14-09-2020
Data de conclusão | 29-07-2022 

Custo total elegível |2.143.339,33€

Receitas | 3.680,00€

Apoio financeiro da União Europeia (85%) |FSE – 1.818.710,43€

Apoio financeiro público regional (15%) | 320.948,90€

 

Objetivos, atividades, Resultados esperados/atingidos:

Tem por objetivos desenvolver as competências vocacionais, científico e técnicos, dos jovens, adequar a oferta formativa aos perfis profissionais num contexto de globalização e preparar os jovens para o exercício profissional qualificado para uma efetiva inserção no mercado de trabalho.

Este projeto envolve 6 Cursos de Ensino Profissional, de 1º e 2º ano, com início em set/2020, nomeadamente, Técnico/a de Mecatrónica Automóvel - MECTA 1, Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores - EACO 1, Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital - CSD 2, Técnico/a de Desporto - DESP 1, Técnico/a de Informação e Animação Turística - IAT 1 e Técnico/a de Informática - Sistemas - ISIS. Envolve ainda outros 5 cursos do Ensino Profissional, do 1º ano com início a set/2021, a saber: Técnico/a de Mecatrónica Automóvel - MECTA 2, Técnico/a de Refrigeração e Climatização - RC 3, Técnico/a de Turismo - TUR 6, Técnico/a de Desporto - DESP 2 e Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos - GEI 6.

 

Após o recrutamento e seleção dos formandos, formadores e empresas, o IQ, IP-RAM iniciou as ações de formação. Durante a realização das ações é efetuada a monitorização e avaliação da operação, que inclui a realização de reuniões de avaliação contínua e de acompanhamento, tanto em sala e como em Formação Prática em Contexto de Trabalho, pelos diferentes elementos da equipa formativa, os quais reúnem periodicamente para analisar progressos, dificuldades e redefinir novas estratégias de atuação, no sentido de serem atingidos os objetivos.

 

Esta operação tem como indicadores o “N.º de jovens apoiados nos cursos de dupla certificação de nível ISCED 3” (Meta = 221) e a “% de diplomados nos cursos de dupla certificação de nível ISCED 3 (no tempo próprio) (Meta>70%).

 

25/11/2022 R2



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