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Freitas, A. M. F. C. N. O. de. (2018). Autoavaliação de Escolas na Região Autónoma da Madeira. O mesmo referencial, diferentes processos, diferentes resultados. X Congresso Português de Sociologia - Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania
Uma década depois da publicação da Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, em 2014, a Região Autónoma da Madeira publicou legislação, estabelecendo a obrigatoriedade da realização da autoavaliação de escolas. Durante a implementação de um processo de autoavaliação que se queria sistematizado e abrangente, as escolas deparam-se com muitas dificuldades: dúvidas, incertezas, indecisões, inseguranças, contribuindo, por vezes para um clima de tensão (Fialho, 2009). Para ultrapassar os problemas sentidos,
Freitas, A. M. F. C. N. O. de. (2023). O impacto da autoavaliação na planificação estratégica das escolas da RAM. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (25), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeduc
Sob o lema “As melhores escolas são aquelas que melhoram”, a Direção Regional de Administração Escolar (DRAE), organismo da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira, tem incentivado e apoiado as escolas no sentido de implementar o processo de Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional na sua vertente de autoavaliação.
Sessão de Partilha de Boas Práticas
A Direção Regional de Administração Escolar promoveu, através da Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, a 2.ª Sessão de Partilha de Boas Práticas 2021 com o objetivo de encontrar soluções para problemas comuns e, simultaneamente, propiciar um debate construtivo em torno do desenvolvimento organizacional.
Sessão de Partilha de Boas Práticas
A Direção Regional de Administração Escolar promoveu, através da Direção de Serviços de Desenvolvimento Organizacional, uma Sessão de Partilha de Boas Práticas com o objetivo de privilegiar a troca de experiências entre escolas nos processos organizacionais e avaliativos.
Sessões de Partilha de Boas Práticas de 2020
Realização de Sessões de Partilha de Boas Práticas de 2020 - 27 de outubro e 4 de dezembro de 2020
Formação "A Avaliação do Desempenho Docente nas Dinâmicas das Organizações Escolares"
Os documentos aqui publicitados, com a anuência dos respetivos autores, foram elaborados no âmbito da matéria procedimental ao nível da avaliação de desempenho e dos seus efeitos legais (ECD e Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro, alterado pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 13/2018/M, de 15 de novembro).
2ª Sessão de Partilha de Boas Práticas em Autoavaliação no 1º Ciclo/Pré-Escolar/Creche
O Impacto da Autoavaliação na Melhoria do Serviço Educativo
Educação para a Cidadania vista pelo Docente (ECRAM)
Relatório ECRAM
Partilha de Boas Práticas em Autoavaliação - 1º Ciclo/Pré-Escolar/Creche
Comunicações das escolas no âmbito da partilha de boas práticas de autoavaliação
Partilha de Boas Práticas- Autoavaliação: Práticas e Efeitos
3ª Sessão: Ao autoavaliação ao serviço da melhoria
Comunicações das escolas intervenientes na 3ª sessão de partilha de boas práticas/algumas fotografias da sessão
A autoavaliação ao serviço da melhoria
Comunicações das escolas intervenientes na 2ª Sessão de partilha de boas práticas/ Algumas fotografias da sessão
A autoavaliação e a articulação com os documentos estruturantes
Partilha de Boas Práticas - Autoavaliação: Práticas e Efeitos
2ª Sessão: A autoavaliação e a articulação com os documentos da escola
Partilha de Boas Práticas - Autoavaliação: Práticas e Efeitos
1ª Sessão: Práticas de autoavaliação de Escolas
Comunicações das escolas no âmbito da partilha de boas práticas de autoavaliação - 1ª sessão
Práticas de autoavaliação de escolas
Sessões de Partilha de Boas Práticas sobre Autoavaliação
Práticas e Efeitos
Perguntas Frequentes.
Questões que frequentemente são colocadas relativamente à autoavaliação de escolas.
A autoavaliação na construção da escola democrática, Maria João de Carvalho, Cristina Folgado
A autoavaliação na construção da escola democrática
Autoavaliação de escolas
Autoavaliação de escolas
Inspecção-Geral da Educação (2015).Relatório da avaliação externa das escolas 2012 /2013.
Inspecção-Geral da Educação (2015).Relatório da avaliação externa das escolas 2012 /2013. Lisboa: Ministério da Educação – IGE.
Pacheco. J. (coord) (2015).Relatório final do Projeto de investigação: Impactos e efeitos da Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior Coordenadas e processos de um projeto de investigação.
(2015).Relatório final do Projeto de investigação: Impactos e efeitos da Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior Coordenadas e processos de um projeto de investigação.
Fialho I. (2012). Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a Avaliação Externa de Escolas em Portugal in Seminário Avaliação Externa de Escolas: Princípios, Processos e Efeitos. Faculdade de Psicologia e
Fialho I. (2012). Relatórios internacionais e europeus, um olhar sobre a Avaliação Externa de Escolas em Portugal in Seminário Avaliação Externa de Escolas: Princípios, Processos e Efeitos. Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto. Porto
SIADAP-RAM 2 e 3: Recolha de informação 2015-2016
SIADAP-RAM 2 e 3: Recolha de informação referente ao biénio 2015-2016
Fichas de Auto-avaliação - Dirigentes intermédios (Word) na redação dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 27/2009/M, de 21 de agosto
Fichas de Auto-avaliação - Dirigentes intermédios (Word) na redação dada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 27/2009/M, de 21 de agosto
Relatório Síntese SIADAP-RAM 2013-2014
Relatório síntese da aplicação do SIADAP-RAM 2 e 3 referente ao biénio 2013-2014.
Anexos do Manual (DRR n.º 26/2012/M):Anexo 1.6
Relatório de Autoavaliação
Ofício Circular n.º 57
Apresentação de relatórios críticos para efeitos de progressão na carreira - Lei Nº 43/2005, de 29 de Agosto
Relatório Anual de Atividades DRE 2022
O Relatório de Atividades 2022 visa dar cumprimento ao estipulado no Decreto Legislativo Regional n.º 27/2009/M, de 21 de agosto, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 12/2015/M, de 21 de dezembro, que estabelece o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Regional Autónoma da Madeira (SIADAP-RAM). Este documento avalia o grau de execução dos objetivos, atividades e iniciativas inscritas no QUAR e no Plano Anual de Atividades de 2022.
Relatório de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas-2022
Relatório de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas-2022
Relatório de Atividades - 2022
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