Quem somos
O Terapeuta Ocupacional é um profissional que tem como conteúdo funcional a “avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social ou outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades selecionadas consoante o objetivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respetivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida” (art. 5º do Decreto-Lei nº 564/99, de 21 de dezembro).
O que fazemos
O Terapeuta Ocupacional reconhece que o estar e participar em atividades na escola é o núcleo para o progresso e para o sucesso escolar dos alunos. No contexto educativo, este profissional aplica o conhecimento e as competências específicas da sua valência baseado na evidência científica, de modo a permitir o melhor desempenho do aluno em interação permanente com os fatores do contexto, nomeadamente ao nível da promoção da participação do aluno nas áreas de ocupação e nas atividades significativas que decorrem no contexto; do desenvolvimento das competências de aprendizagem e autonomia, bem como na generalização destas competências para os restantes contextos de vida. O Terapeuta Ocupacional inserido nas equipas multidisciplinares dos Serviços da Direção Regional de Educação intervém no acompanhamento aos alunos de uma forma direta e/ou indireta, individual ou em grupo, na prestação de cuidados ao nível do/a:
- Avaliação funcional dos alunos no desempenho das atividades do seu dia-a-dia, identificando as suas competências, bem como as exigências do meio e os recursos existentes; - Prevenção de áreas disfuncionais de modo a habilitar, desenvolver e reabilitar a função, utilizando técnicas específicas no sentido de maximizar a autonomia e adaptando-as às necessidades do aluno no ambiente escolar, laboral e sociofamiliar; - Minimização das dificuldades que interferem com a aprendizagem e com o desempenho ocupacional do aluno nas áreas funcionais; - Treino de competências para a participação e independência do aluno; - Avaliação, adaptação, prescrição/elaboração e treino, de tecnologias de apoio facilitadoras de autonomia pessoal, inclusão escolar, familiar, social e profissional; - Avaliação das condições de acessibilidade no meio escolar, laboral, institucional e familiar para a eliminação de barreiras arquitetónicas; - Desenvolvimento de trabalho colaborativo com a comunidade educativa, família e comunidade envolvente de forma a facilitar a plena inclusão do aluno; - Criação e implementação de projetos de intervenção inseridos nos programas dos serviços; - Planeamento, implementação e acompanhamento das atividades ocupacionais. Onde estamos Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal Centro de Recursos Educativos Especializados de Machico Centro de Recursos Educativos Especializados da Ponta do Sol Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava Centro de Recursos Educativos Especializados de Santa Cruz Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Serviço Técnico de Educação Especial Contacto Micaela Baltazar – Coordenadora da Área da Terapia Ocupacional Rua D. João n.º 57 mmicaela.s.baltazar@madeira.gov.pt