Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Eurodisseia

Estágio profissional numa das Regiões da Assembleia das Regiões da Europa. 30-09-2020 Direção Regional de Juventude
Eurodisseia

O que é?

 

O Programa Eurodisseia, promovido pela Assembleia das Regiões da Europa (ARE) tem como objetivo proporcionar a frequência de um estágio de formação profissional numa das regiões da ARE, bem como a aprendizagem da língua e da cultura das diversas Regiões.
 
Funcionamento do Programa
Na Região Autónoma da Madeira, a entidade gestora é a Direção Regional de Juventude, à qual competem todos os procedimentos de envio e acolhimento de estagiários entre a RAM e as Regiões da Europa ativas no Programa Eurodisseia.
 
JOVENS RESIDENTES NA MADEIRA E PORTO SANTO
 
Quem pode candidatar-se? 
Jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com formação profissional certificada, mínimo nível IV, de acordo com o estabelecido no Quadro Europeu de Qualificações, que sejam residentes na Região Autónoma da Madeira.
 
Onde e como se candidatar? 
A candidatura ao programa decorre ao longo de todo o ano, exclusivamente online em www.eurodyssee.eu/ . Contudo, o seu acompanhamento e validação é obrigatória por parte dos técnicos da Direção Regional de Juventude. 
 
Período de atividade
Os estágios têm a duração de 4 a 7 meses.
 
Direitos dos Jovens
Aos jovens estagiários provenientes da RAM é assegurado:
- Uma viagem de ida e volta para a Região de acolhimento;
- As despesas com o curso de aprendizagem da língua e cultura locais;
- Uma bolsa mensal de montante estabelecido pela Região de acolhimento;
- Um seguro de acidentes pessoais, responsabilidade civil, saúde e repatriamento, suportado pela Assembleia das Regiões da Europa;
- Alojamento ou apoio ao mesmo;
-Certificado do curso de aprendizagem linguística e do estágio profissional.
 
 
ORGANIZAÇÕES DE ACOLHIMENTO
 
Que entidades podem acolher jovens?
Podem integrar este programa de estágio, entidades públicas, privadas sem fins lucrativos ou empresas. 
 
Candidaturas
As organizações que pretendam acolher jovens no âmbito do presente programa, devem registar-se na plataforma do programa em www.eurodyssee.eu/ . 
A publicação de ofertas de estágio, na mesma plataforma, decorre da data prevista para acolhimento de estagiários provenientes de outras regiões da Europa, a comunicar anualmente pela DRJ.
 
Integração de Estagiários na RAM provenientes de outras Regiões Europeias
Os estágios na RAM têm a duração de seis meses, dos quais cinco meses em contexto de estágio profissional, sendo o primeiro mês, à semelhança de outras regiões da europa, dedicado ao curso de língua portuguesa, e integração cultural. 
 
Deveres das entidades de acolhimento
Compete-lhes a integração, acompanhamento e avaliação do estagiário, sem qualquer encargo, sendo que a Direção Regional assume os custos com o alojamento, bolsa mensal e seguro dos estagiários. 
 
+ Informações:
Direção Regional de Juventude
Tel: 291 203 830 | Email: eurodisseia@madeira.gov.pt
Facebook , Instagram e Twitter