Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Academia do Jovem Voluntário

Programa de voluntariado nos Açores para jovens residentes na Madeira e no Porto Santo. 13-05-2020 Direção Regional de Juventude
Academia do Jovem Voluntário
O que é?
O Programa Academia do Jovem Voluntário é um programa de voluntariado, assente na mobilidade dos jovens da Região Autónoma da Madeira e dos Açores.
Trata-se de um programa que visa promover a participação cívica e a cidadania de jovens residentes na Madeira e nos Açores, em múltiplas áreas do seu interesse, com impacto quer nas instituições que acolhem estes jovens, quer nas respetivas comunidades locais.
Para além de permitir a prática do voluntariado, a Academia do Jovem Voluntário potencia a multiculturalidade, o contacto com outras realidades, o conhecimento do nosso país e um trabalho em rede com outros jovens e entidades.
 
Funcionamento do Programa
As candidaturas dos jovens e das organizações de acolhimento decorrem ao longo de todo o ano, no site do programa www.academiajovemvoluntario.org
Cada organização de acolhimento pode apresentar mais de uma candidatura (projeto) por ano, podendo também acolher um ou mais jovens por cada projeto com candidatura em aberto.
 
Duração dos Projetos
Os projetos ao abrigo da Academia do Jovem Voluntário são de curta duração, tendo uma duração mínima de 1 mês e máxima de 2 meses, entre abril e novembro de cada ano.
As atividades de voluntariado a desempenhar pelos voluntários não devem ultrapassar as 25 horas semanais, preferencialmente, durante os dias da semana.
 
Áreas de intervenção do Programa Academia do Jovem Voluntário:
A Academia do Jovem Voluntário permite experiências únicas em múltiplas áreas de interesse, procurando deste modo ir ao encontro das motivações dos jovens, na sua capacidade de intervir e marcar a diferença em projetos da seguinte natureza:
- Combate à pobreza;
- Desporto;
- Desenvolvimento da vida associativa e da economia social;
- Inserção e reinserção social;
- Educação, ciência, formação e alfabetização;
- Lazer e ocupação dos tempos livres;
- Proteção ambiental e florestal;
- Promoção, divulgação e recuperação do património histórico e cultural;
- Reabilitação e renovação de áreas urbanas;
- Proteção dos animais;
- Situações de catástrofe e emergência;
- Social e comunitária, nomeadamente, no apoio a crianças, jovens, idosos e portadores de deficiência;
- Saúde e comportamentos de risco;
- Outras, de reconhecido interesse.
 
 
JOVENS RESIDENTES NA MADEIRA E NO PORTO SANTO 
 
Destinatários
Podem participar neste programa jovens residentes na Região Autónoma da Madeira, com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos à data do início da ação de voluntariado.
 
Candidaturas dos jovens
1 - Efetuar o registo na plataforma do programa;
2 – Consultar as ofertas de voluntariado nos Açores e candidatar-se de acordo com a sua disponibilidade e interesse. Cada jovem pode candidatar-se a um ou vários projetos ou ofertas de voluntariado;
3 -  Após a candidatura, o jovem deve consultar regularmente o perfil. As candidaturas aprovadas e recusadas são comunicadas através da plataforma do programa;
4 - Os candidatos aprovados são convocados para uma entrevista presencial, em que é efetuada a avaliação do perfil de competências.
No limite, cada jovem residente na RAM pode participar duas vezes neste Programa, podendo apresentar nova candidatura apenas decorrido um ano desde a sua primeira colocação.
 
Seleção dos Jovens
A aprovação das candidaturas dos jovens fica dependente da validação da Região Autónoma da Madeira e da aceitação da Região Autónoma dos Açores, seguindo-se a fase de seleção efetuada pela Entidade organizadora do projeto de voluntariado. Sendo a decisão apresentada na plataforma do programa e comunicada pela DRJ.
 
Direitos dos Voluntários
Os jovens da RAM colocados na Academia do Jovem Voluntário têm direito a um conjunto de medidas asseguradas pela Direção Regional de Juventude, das quais se destacam:
- Despesas com a viagem de ida e volta;
- Bolsa mensal no valor de 400,00€;
- Seguro de acidentes pessoais.
Têm igualmente direito a alojamento durante a totalidade do período de voluntariado, a suportar pela Região Autónoma dos Açores.
 
 
ORGANIZAÇÕES DE ACOLHIMENTO
 
Que entidades podem acolher jovens?
Podem integrar este programa de voluntariado, entidades que manifestem interesse e reúnam condições de integrar voluntários nos seus projetos, nomeadamente as seguintes:
a) Associações juvenis ou equiparadas e associações de estudantes do ensino superior devidamente reconhecidas pela respetiva Região;
b) Entidades públicas;
c)  Outras pessoas coletivas de direito público ou privado, legalmente constituídas.
 
Candidatura das organizações de acolhimento 
As entidades que pretendam acolher jovens no âmbito deste programa, podem a qualquer momento efetuar o registo na plataforma da Academia do Jovem Voluntário e posteriormente publicar as oportunidades de voluntariado, respeitando o período legal de apresentação dos projetos.
 
+ Informações:
Direção Regional de Juventude
Rua dos Netos, n.º 46 | 9000 -084 Funchal
Tel: 291 203 830 | Email:juventude@madeira.gov.pt