Pesquisar

Memórias da passagem do Navio Kraken pela Madeira

Wings of the Ocean 12-05-2021 Direção Regional de Juventude
Memórias da passagem do Navio Kraken pela Madeira

A passagem pelo arquipélago da Madeira do navio Kraken, propriedade da ONG Wings of the Ocean, foi um marco muito importante para a juventude do Porto Santo e Madeira.

 

Os jovens que tiveram oportunidade de se associar às diversas iniciativas levadas a cabo por esta organização, em parceria com as Direções Regionais de Educação e Juventude, puderam vivenciar uma perspetiva diferente do voluntariado juvenil.

 

Efetivamente, os trinta jovens que embarcaram neste navio há quase dois meses, e que têm ainda previstas passagens pelas Canárias e Açores, estão todos em regime de voluntariado.

Abraçaram esta aventura de vários meses no mar, porque acreditavam profundamente na mensagem que trouxeram a bordo: todos podemos contribuir para um oceano mais limpo, mas esse trabalho depende de todos nós, crianças, jovens e adultos! As ações de limpeza que realizaram um pouco por todo o arquipélago, são uma gota no oceano do problema da poluição por plásticos nos mares – diariamente continuam a ser despejados no mar, toneladas de plásticos um pouco por todo o mundo – mas essas ações despertam as consciências dos participantes para esse problema de uma forma muito profunda. Por outro lado, durante as visitas ao Kraken, os jovens tiveram contacto com a realidade do dia a dia num navio, ouvindo as palestras preparadas para aqueles e que focavam o problema, mas também as soluções.

 

No final, cremos que há um sentimento de gratidão pelo trabalho levado a cabo por estes jovens voluntários franceses. Pelas cinco toneladas de lixo que recolheram nas nossas praias, sempre ajudados pela comunidade local, associações juvenis e até por turistas. Pela mensagem que deixaram a todos. E também pela sua simpatia, jovialidade e alegria. Só podemos desejar-lhes ventos e mares de feição para as próximas etapas!
 
Acções de sensibilização que alcançaram 602 pessoas:
- 18 visitas ao Kraken de Associações Juvenis e Escolas da RAM
- 4 intervenções em escolas
- 1 conferência
- 19 Limpezas de praia que resultaram na recolha lixo nas quantidades de 4371kg na Madeira e 1051kg no Porto Santo, abrangendo uma superfície de 116250 m²: Machico, Caniçal, Madalena do Mar, Câmara de Lobos, Funchal (Almirante Reis e Praia Formosa), Ponta do Sol, Ribeira Brava e Porto Santo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.