Pesquisar

Voluntariado Europeu – Projeto Atlântida

27 maio – Semana Europeia da Juventude 28-05-2021 Direção Regional de Juventude
Voluntariado Europeu – Projeto Atlântida

Os jardins do Centro de Juventude do Funchal foram o palco para a prossecução das iniciativas da Direção Regional de Juventude, no âmbito do programa definido entre 24 e 28 de maio, para a Semana Europeia da Juventude.

 

Aderiram ao convite para construir projetos de voluntariado, mais de 70 jovens de diversas localidades da RAM, predominantemente do ensino secundário e superior. Ao longo da tarde, puderam conhecer o projeto Atlântida, integrado no Programa da Comissão Europeia, Corpo Europeu de Solidariedade, promovido pela Associação SOPRO, o qual integrou 2 jovens madeirenses em iniciativas de voluntariado, em Barcelos, durante 6 meses e do qual a Direção Regional de Juventude é parceira.

 

O mote lançado aos participantes passou por serem eles próprios os promotores de projetos de voluntariado, de cariz regional, nacional ou europeu, tendo por base os conhecimentos adquiridos na formação. 

 

Para além da partilha de boas práticas, motivações e conhecimentos sobre como aplicar as metodologias de educação não formal neste tipo de projetos, o ambiente descontraído em termos de modelo de aprendizagem, potenciou um balanço extremamente positivo, entre os jovens presentes.

 

O incentivo para o voluntariado como participação cívica e de cidadania ativa, na construção de percursos pessoais e formativos, constituiu o enforque dominante desta sessão da Semana Europeia da Juventude, cujo tema é “O futuro, nas nossas mãos”. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.