Pesquisar

Novas recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde)

Valorizam a importância da atividade física na manutenção da saúde 19-02-2021 Direção Regional de Juventude
Novas recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde)

A Organização Mundial de Saúde lançou um documento com planificações individualizadas para a atividade física em todas as faixas etárias, desde a infância até à idade adulta, incluindo grupos específicos da população.

 

O plano recomenda para crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, 
um mínimo de 60 minutos de atividade física, três vezes por semana. Para os adultos com idade entre 18 e 64 anos, o exercício recomendado é de 150 a 300 minutos de atividade moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa ou, ainda, uma combinação das duas, ao longo da semana.

 

As novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário que a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no final do ano de 2020, foram agora traduzidas para a língua Portuguesa pelo Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (PNPAF-DGS), num documento que  assenta no princípio de que “toda a atividade física conta” e de que “quanto mais melhor”, fazendo referência aos benefícios específicos do exercício para cada faixa etária em particular. 

 

No documento da OMS podemos encontrar múltiplas referências a vários benefícios para a saúde decorrentes da prática de atividade física, como:
•    Melhoria da aptidão cardiorrespiratória e muscular; 
•    Melhoria da saúde cardiometabólica, óssea e mental; 
•    Melhoria da cognição; 
•    Redução da gordura corporal; 
•    Redução da mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares; 
•    Melhoria da incidência de hipertensão, de alguns tipos de cancros, e da diabetes tipo 2; 
•    Melhoria da saúde mental, 
•    Melhoria do funcionamento cognitivo e do sono.

 

Este documento, enquadra-se no Plano de Ação Global da OMS para a atividade física 2018-2030, que visa evitar os quatro a cinco milhões de mortes por ano no mundo, como consequência de comportamentos sedentários.

Seja em que circunstância for, cada movimento conta!

 

+ Informações:
Direção Geral de Saúde - https://url.gratis/rOfY1 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.