Pesquisar

VISITA DO NAVIO KRAKEN À MADEIRA

No fim de semana passado, o Kraken, um navio de três mastros da Organização Não Governamental Wings of the Ocean (Asas do Oceano), chegou à Madeira, com o intuito de levar a cabo uma campanha ambiental com parceiros locais. Tendo saído de França em meados de fevereiro, este navio fez escalas técnicas em Palma de Maiorca, Cartagena e Gibraltar. 25-03-2021 Direção Regional de Juventude
VISITA DO NAVIO KRAKEN À MADEIRA

A Wings of the Ocean é uma ONG ambiental francesa, que desenvolve ações de proteção dos ecossistemas costeiros contra a poluição por plásticos, além de consciencializar as populações locais do impacto que a ação do homem pode ter na vida marinha.

 

O navio Kraken tem 42 metros de comprimento, tem uma tripulação de cerca de 30 voluntários, cuja principal missão é a recolha de lixo depositado na linha de costa. Por outro lado, tanto quanto possível, estabelecem parcerias com estruturas que possam reciclar e valorizar o plástico recolhido.

 

A tripulação do Kraken está então de regresso à Madeira, depois da sua primeira visita em 2019. Contam reunir com as associações locais ambientais e estruturas políticas, por forma a desenvolverem operações de limpeza da linha de costa da Madeira e Porto Santo. Pretendem igualmente desenvolver uma campanha de sensibilização junto da juventude local, relacionada com a problemática do lixo marinho, no final do mês de março e durante o mês de abril.


O navio atracou no Porto do Funchal a 21 de março. À sua chegada, toda a tripulação seguiu o protocolo sanitário delineado pelas autoridades de saúde, nomeadamente com a despistagem de COVID-19.


As Direções Regionais de Educação e de Juventude, enquanto entidades parceiras desta escala na Madeira, estão a articular as visitas ao navio, as conferências e as limpezas de praia, não só com as escolas da Região, mas também com as Associações Juvenis que trabalham no âmbito da proteção do ambiente. Assim, esta manhã, tem lugar a primeira visita guiada ao navio, desta feita com a Associação Teatro Metaphora. À tarde, elementos desta associação farão uma limpeza de praia no Concelho onde está instalada a sua sede, Câmara de Lobos, sendo acompanhados por elementos da tripulação do Kraken.


Todo o protocolo sanitário foi tido em conta, nomeadamente quanto ao número de pessoas que podem visitar o navio.
O programa nos dias seguintes, até dia 1 de abril, será em tudo semelhante, com várias associações a demonstrarem interesse em conhecer de perto não só o navio, mas também o trabalho desta ONG. Nesse dia, o Kraken navega até ao Caniçal, onde ficará até à sua partida para o Porto Santo, prevista para dia 5 ou 6 de abril, assim as condições meteorológicas o permitam. 

 

De 6 a 11 de abril, os elementos da Wings of the Ocean desenvolverão atividades com associações e escolas do Porto Santo.

Findo esse período, regressarão à Madeira, percorrendo a costa norte toda, voltando ao sul pela Ponta do Pargo, estando prevista a sua reentrada no Porto do Funchal a 19 de abril. Ficarão ainda mais uma semana na Capital do Arquipélago, desta feita desenvolvendo actividades com as escolas.

 

O Kraken abandona as nossas águas a 24 de abril, não sem antes passar pelas Desertas e pelas Selvagens.

 

Nota final para o apoio que a Transinsular, enquanto agente do navio, tem levado a cabo, com o intuito de serem cumpridos todos os protocolos inerentes a esta passagem pela Madeira e Porto Santo
 
Chefe da equipa de voluntários desta campanha: Julie Baudilon
Presidente da ONG Wings of the Ocean: Julien Wosnitza
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.