O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., do Ministério da Educação e das Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Este programa é dirigido a estudantes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
O que é?
O Programa Parlamento dos Jovens visa a promoção da educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica.
A Direção Regional de Juventude é a entidade coordenadora, a nível regional, do programa Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, o qual pretende promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica, através do debate de temas da atualidade.
Funcionamento do programa
O Programa é editado anualmente, com o lançamento de um tema que as escolas candidatas preparam ao longo do ano letivo. O tema definido para 2022/2023 é “Saúde Mental nos jovens, Que Desafios? Que Respostas?”.
O programa desenrola-se em várias etapas:
1.Debate do tema;
2.Campanha eleitoral e eleições;
3.Sessão escolar
4.Sessão Distrital ou Regional
5.Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na na Assembleia da República
Quando se candidatar?
As candidaturas realizam-se no início do ano letivo (entre agosto e outubro).
Quem pode concorrer?
Podem inscrever-se para participar no Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, todas as Escolas do Ensino Secundário, do universo do ensino público, privado e cooperativo, abrangendo o Continente, as Regiões Autónomas e os Círculos da Europa e fora da Europa.
Onde e como se candidatar?
A inscrição das escolas realiza-se através do preenchimento do formulário de candidatura disponível no portal do Programa.
PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS
Facebook Parlamento dos Jovens