Pesquisar

Corpo Europeu de Solidariedade

Nova iniciativa da União Europeia que pretende promover a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo os jovens e as organizações. 29-01-2024 Direção Regional de Juventude
Corpo Europeu de Solidariedade

O que é?


O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Este programa, beneficia do orçamento da Comissão Europeia. Em Portugal, a gestão do programa, está a cargo da Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

 

 

Quem pode participar?


JOVENS
Qualquer jovem com idade entre os 17 e os 30 anos pode inscrever-se no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só pode participar num projeto depois de completar 18 anos. 

 

ORGANIZAÇÕES
Para poderem desenvolver atividades de voluntariado, as organizações têm de obter um Selo de Qualidade.

O Selo de Qualidade garante o cumprimento dos princípios e objetivos do CES.


A candidatura ao Selo de Qualidade é apresentada à Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, no caso das organizações de Portugal e pode ser efetuada continuamente. 


Como funciona?
Os jovens podem escolher várias modalidades de participação no Corpo Europeu de Solidariedade:

 

PROJETOS DE VOLUNTARIADO


Voluntariado Individual – Os jovens podem candidatar-se para atividades no país ou no estrangeiro, participando no trabalho diário das organizações durante um período que poderá variar entre dois e doze meses.

 

Equipas de voluntários – São grupos de 10 a 4 jovens de, pelo menos dois países, que se voluntariam em conjunto por um período que poderá variar entre duas semanas e dois meses.

 

Os participantes nas atividades de voluntariado obtêm apoio linguístico, formação e orientação online. Os custos de deslocação de e para o local do projeto estão abrangidos.

 

 

PROJETOS DE SOLIDARIEDADE


São iniciados, desenvolvidos e implementados durante um período de dois a doze meses, por um grupo de jovens (mínimo de 5 elementos) que pretendam aplicar uma mudança positiva na sua comunidade local. Os jovens que pretendam formar um grupo para a gestão de um projeto de solidariedade têm de estar registados no portal do Corpo Europeu de Solidariedade.

 

 

CANDIDATURAS 2024

 

Candidaturas à Agência Nacional 
Os prazos para apresentação de candidaturas terminam às 12h00 de Bruxelas (11h00 na Madeira).

 

Projetos de voluntariado
- Ronda 1/2024 - 20 de fevereiro; 
- Ronda 2/2024 (facultativo) 1 de outubro;

 

Projetos de solidariedade
- Ronda 1/2024 - 20 de fevereiro; 

- Ronda (facultativa) - 7 de maio;
- Ronda 2/2024 - 1 de outubro.

 

Candidaturas à Agência de Execução, em Bruxelas
Os prazos para apresentação de candidaturas terminam às 17h00 de Bruxelas (16h00 na Madeira)

 

Equipas de voluntariado em áreas de elevada prioridade:  8 de fevereiro de 2024
Voluntariado no âmbito do Corpo para a Ajuda Humanitária: 16 de abril de 2024

 

+ Informações:
DIREÇÃO REGIONAL DE JUVENTUDE
Tel: 291 203 830 | Email: juventude@madeira.gov.pt 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.