Pesquisar

Desporto dos Açores e da Madeira reforçam cooperação com IPDJ

Administração Pública central e regionais unidas pelo Desporto. 23-05-2023 Direção Regional de Desporto
Desporto dos Açores e da Madeira reforçam cooperação com IPDJ

A Direção Regional do Desporto dos Açores, a Direção Regional do Desporto da Madeira e o Instituto Português do Desporto e da Juventude estiveram reunidos num encontro que pretendeu refletir e debater matérias relacionadas com a administração pública no contexto desportivo nacional e das duas regiões autónomas.

As três entidades entenderam este tipo de diálogo sob o mote do Encontro Nacional da Administração Pública, promovido pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, numa perspetiva de partilha de conhecimentos e troca de experiências com pontos em comum, mas também diferentes, tendo em conta as realidades de cada qual.

A Ilha Terceira foi o palco escolhido para cerca de duas dezenas de representantes do Continente e das ilhas trabalharem em conjunto em prol do desporto e das melhorias afetas a questões como as deslocações aéreas, as seleções nacionais e a formação de recursos humanos na esfera desportiva.

As estatísticas no desporto, o desporto para todos, as instalações desportivas e os projetos europeus foram outros temas que estiveram em cima da mesa para explorar as possibilidades de cooperação e envolvimento.

Destaque ainda para a assinatura do memorando de entendimento entre o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. a Direção Regional do Desporto - Açores e a Direção Regional de Desporto da Madeira que permite a extensão do Programa Clube Top às regiões autónomas.

Trata-se do Programa de Capacitação de Clubes Desportivos que, tal como o nome indica, permite habilitar os clubes e dirigentes para aumentar a sua capacidade de melhorar os seus métodos e processos de trabalho, criando sinergias e redes e contribuindo para o aumento do nível de resiliência, sustentabilidade, transparência e governança nas organizações desportivas.

É de referir que o Clube Top integra seis grandes medidas, a saber: formação, apoio, mérito, qualidade, talento e parceria.

Para o Diretor Regional do Desporto dos Açores, o Encontro Nacional da Administração Pública é uma oportunidade de aproximação entre as três entidades que diz significar muito mais do que a soma dos seus territórios.

“Para nós é de extrema importância esta possibilidade de aproximação e esta determinação de objetivos comuns e de áreas de cooperação”, declara Luís Carlos Couto.

Também o Diretor Regional do Desporto da Madeira colocou a tónica na “cooperação entre entidades”, enaltecendo a perspetiva de todos materializarem mais facilmente os seus projetos.

“Com uma maior cooperação entre as três entidades promovemos o desenvolvimento desportivo do todo nacional e determinamos as áreas específicas de cooperação também entre as três”, sublinha David Gomes.

Nesta perspetiva, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude diz tratar-se da materialização de uma cooperação que já existia entre as administrações central e regionais.

“Além de que constitui um excelente pontapé de saída para o incremento dessa cooperação em matérias que são do interesse comum para o desenvolvimento desportivo em todo o território nacional”, reforça Vítor Pataco.

O Encontro Nacional da Administração Pública decorreu nos dias 18 e 19 de maio de 2023.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.