3.ª Edição do Olimpíadas da Europa

Iniciativa revelou-se um autêntico sucesso. 22-11-2018 Direção Regional de Juventude e Desporto
3.ª Edição do Olimpíadas da Europa

Decorreu ontem no Colégio dos Jesuítas a 1.ª fase do Olimpíadas da Europa, concurso que envolve este ano dezassete escolas da RAM com um Clube Europeu formalmente constituído.

A sessão de abertura foi presidida pelo Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, e a Eurodeputada, Liliana Rodrigues, entidades máximas que representam a parceria da qual resulta o IncluEuropa, projeto que agrega o Olimpíadas da Europa e o Curta-Metragens.
Na ocasião, a eurodeputada salientou a importância de os jovens conhecerem a UE e de se empenharem na manutenção do projeto europeu. Por seu lado, Jorge Carvalho destacou a forma dedicada e empenhada como os professores têm acolhido os projetos da Secretaria Regional de Educação, os quais contribuem, de todo, para o desenvolvimento da educação não-formal. Aos alunos concorrentes desejou boa sorte e apelou à sua participação na União Europeia como espaço de diversidade cultural, linguística e económica. Jorge Carvalho defendeu ainda a crítica ativa, participativa e de envolvimento no projeto europeu, questões que só serão atingidas se todos os cidadãos exercerem o seu direito de voto nas Eleições Europeias de 2019.
No Olimpíadas da Europa participaram cerca de cento e sessenta alunos e professores dos mais variados concelhos: Funchal (8 escolas), Santa Cruz (2 escolas), Machico (2 escolas), Ribeira Brava (2 escolas), Ponta do Sol, Calheta e Câmara de Lobos.
Passaram à 2ª fase, que acontecerá a 13 de fevereiro de 2019, os seguintes estabelecimentos de ensino:
Básica e Secundária da Ponta do Sol, Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António e do Curral das Freiras, Apel, Básica e Secundária de Santa Cruz e Básica e Secundária de Machico.


Consulta o álbum de fotos em anexo