Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Encontro Regional de Clubes Europeus

Encontro Regional registou 14 escolas inscritas e cerca de 140 participantes. 07-05-2019 Direção Regional de Juventude e Desporto
Encontro Regional de Clubes Europeus

Decorreu, no auditório do Museu de Eletricidade - Casa da Luz, o Encontro Regional de Clubes Europeus, uma iniciativa da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) que contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho e da Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

O Encontro Regional registou 14 escolas inscritas e cerca de 140 participantes, entre alunos e professores coordenadores dos Clubes Europeus. A este propósito, o Secretário Regional de Educação destacou na sessão de abertura o aumento do número de Clubes Europeus nas escolas da Região, perfazendo um total de 20 clubes que trabalham as temáticas europeias junto dos seus alunos. 


Na sua preleção aos jovens, a novamente candidata a Deputada do Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar, salientou a importância dos jovens exercerem o seu direito de voto, de modo a contribuírem para uma Europa mais coesa e mais consciente, apelando para o desenvolvimento da massa crítica daqueles que são os responsáveis por um futuro assente nos conceitos de paz, igualdade, fraternidade e inclusão.


A Partilha de Boas Práticas constituiu um dos momentos altos do evento, uma vez que foram os próprios alunos que deram voz aos projetos que têm constituído verdadeiras experiências de aprendizagem multicultural, quer a nível regional, quer a nível do contacto direto com outros jovens europeus através dos intercâmbios, ao abrigo do programa Erasmus+.

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro foi eleita pelos seus pares como o Clube referência no presente ano letivo, com destaque para a sua vertente intergeracional. 


O Encontro Regional de Clubes Europeus contou com várias atuações musicais a cargo do grupo “Quase Afinados” e de Paulo Marote, alunos da Escola Secundária Francisco Franco e de Sofia Almeida, vencedora do Concurso Euroscola e aluna do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode.

Consulta o álbum de fotos.