Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Mercado de trabalho no desporto

Uma paragem forçada numa trajetória de crescimento de 57,8%, entre 2011 e 2018 24-04-2020 Direção Regional de Juventude e Desporto
Mercado de trabalho no desporto Foram divulgados os resultados do projeto designado por European Sector Skills Alliance for Sport and Physical Activity (ESSA-Sport), promovido em Portugal por uma equipa de docentes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM/ IPSantarém), em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude. O âmbito do trabalho foi circunscrito à identificação de competências dos agentes desportivos e a sua adequação ao mercado de trabalho nas organizações desportivas, e teve três objetivos principais: 1) analisar e definir o mercado de trabalho do desporto a partir das estatísticas europeias e nacionais; 2) apresentar as principais características, tendências e perspetivas do sistema desportivo e da atividade física, estrutura e operadores, a nível europeu e nacional;  3) descrever o sistema nacional de educação e formação e interpretar os sistemas  de formação específicos para o desporto e a atividade física, bem como a oferta de formação existente no sector. Registe-se que, entre 2011 e 2018, o emprego no desporto teve uma taxa de crescimento de 57,8%, passando de 23883 para 37680 postos de trabalho. O peso do emprego gerado pelo desporto, no país, passou, no mesmo período  de tempo, de 0,54% para 0,82% do emprego total. Comparativamente, nos 28 países da União Europeia (UE), os valores médios de referência passaram de 0,70% para 0,79% do peso do desporto no emprego total. Por fim, o resumo apresenta, na perspetiva dos responsáveis pelas organizações desportivas, necessidades e tendências de competências para as profissões do desporto; desafios com o recrutamento, a retenção de profissionais, a integração de voluntários e resultados sobre o desenvolvimento futuro da força de trabalho. Para mais informações deverão aceder aos links: https://www.essa-sport.eu/library/resources/ https://www.essa-sport.eu/…/ESSA_Sport_National_Fact_Sheet_…