A Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade, integrando as funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, por forma a promover a intencionalidade do gesto.
A intervenção dos psicomotricistas visa promover a vivência harmoniosa da criança/aluno no seu corpo, com os outros e com o meio envolvente, estimulando e facilitando o seu desenvolvimento global, bem como os seus processos de aprendizagem, tendo como finalidades:
a) A mobilização dos recursos individuais da criança/aluno;
b) O reforço da sua identidade;
c) A melhoria das respostas motoras e psicomotoras;
d) A promoção da autoconfiança;
e) O fortalecimento e aquisição de estratégias de resolução de problemas e da sua interação pessoal.
A intervenção dos psicomotricistas pode assumir um carácter preventivo, reeducativo e/ou terapêutico e concretiza-se através da intervenção com crianças/alunos e respetivas famílias no âmbito da educação psicomotora, das perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem, da saúde mental e da intervenção precoce.
Os psicomotricistas desenvolvem a sua ação em contexto educativo, competindo-lhes, designadamente:
a) Integrar as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva;
b) Participar na conceção, implementação e avaliação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão de projetos promotores do sucesso educativo, no âmbito da sua especialidade;
c) Avaliar, planear e intervir, tendo por base uma abordagem centrada na interação entre a criança/aluno e os contextos nos quais participa e os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global e praxia fina), por forma a otimizar o desenvolvimento integral e o potencial de aprendizagem de cada criança/aluno;
d) Colaborar na dinamização de ações de sensibilização, informação e formação no âmbito específico da sua formação e da educação inclusiva, dirigidas à comunidade educativa;
e) Habilitar o ambiente e capacitar os diferentes intervenientes no processo educativo numa perspetiva transdisciplinar e de consultoria, com o objetivo de clarificar e implementar, conjuntamente com os demais profissionais envolvidos, atividades e estratégias pedagógico-terapêuticas, a serem utilizadas de forma a prevenir, minimizar ou ultrapassar a situação identificada.
f) Colaborar com as comunidades educativas, nomeadamente na eliminação de barreiras ao acesso, à aprendizagem e à participação de todas as crianças e alunos, bem como com os serviços da comunidade, nomeadamente de saúde e de segurança social.
A intervenção dos psicomotricistas em contexto educativo poderá ser desenvolvida com o recurso a modalidades distintas, cabendo ao técnico, em articulação com a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva definir a mais adequada a cada situação.