Pesquisar

Boletim de Execução Orçamental 3/2022

O Boletim de Execução Orçamental do Governo Regional da Madeira é uma publicação com periodicidade mensal, onde se afere a evolução da receita e da despesa, dos compromissos e da dívida não financeira da Administração Pública Regional, compreendendo os serviços integrados do Governo Regional, os Serviços e Fundos Autónomos e as Entidades Públicas Reclassificadas. 25-03-2022 Direção Regional do Orçamento e Tesouro
Boletim de Execução Orçamental 3/2022

Do Boletim que agora se publica, o qual agrega a execução orçamental, até ao final de fevereiro de 2022, importa referir que o saldo global consolidado, em contabilidade pública, dos organismos com enquadramento no perímetro da Administração Pública Regional é excedentário em 9,4 milhões de euros.

Em virtude do início da recuperação da economia regional, a receita efetiva do Governo Regional aumentou  1,0%, comparativamente ao período homólogo de 2021, devido à evolução evidenciada pela componente fiscal (6,8%).

No que respeita à despesa efetiva do Governo RegionalColar, a mesma aumentou 4,3% entre 2021 e 2022, o que reflete essencialmente o aumento dos encargos com os juros da dívida pública, decorrentes do final da suspensão do pagamento semestral dos juros decorrentes do empréstimo PAEF.

Será de realçar que, mais de metade da despesa (53,7% da despesa total), foi canalizada para a área social, onde se destaca o setor da Saúde com uma execução orçamental de 42,9 milhões de euros e a Educação com 53,4 milhões de euros.

O passivo acumulado da Administração Pública Regional reportado ao final de fevereiro de 2022 ascendia a 127,0 milhões de euros, dos quais 44,7 % são respeitantes a obrigações do Governo Regional. Até 28 de fevereiro, comparando com o período homólogo de 2021, a Região diminuiu os passivos em 17,9 milhões de euros.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.