Pesquisar

Boletim de Execução Orçamental 5/2017

O Boletim de Execução Orçamental do Governo Regional da Madeira é uma publicação com periodicidade mensal, onde se afere a evolução da receita e da despesa, dos compromissos e da dívida não financeira da Administração Pública Regional (APR), compreendendo os serviços integrados do Governo Regional (GR), os Serviços e Fundos Autónomos (SFA) e as Entidades Públicas Reclassificadas (EPR). 25-05-2017 Direção Regional do Orçamento e Tesouro
Boletim de Execução Orçamental 5/2017

O passivo acumulado da Administração Pública Regional reportado ao final do mês de abril de 2017 ascendia a 419,7 milhões de euros – que compara com os 485 milhões de euros do mês anterior –, o valor mais baixo desde janeiro de 2012, altura em que o passivo acumulado ascendia a 2.672,9 milhões de euros. Face ao final do mês de março, a redução do passivo foi de 66 milhões de euros.

Os pagamentos em atraso no final de abril de 2017 ascendiam a 29,5 milhões de euros, registando uma diminuição de 16 milhões de euros face ao início do ano.

Por seu turno, o saldo global consolidado, em contabilidade pública, dos organismos com enquadramento no perímetro da Administração Pública Regional é deficitário em  66,2  milhões de euros.

Contudo, se aos valores da execução orçamental consolidada excluirmos os pagamentos de dívidas de anos anteriores, que totalizaram 88,0 milhões de euros, verificamos que o saldo global é positivo em 21,6 milhões de euros.

O saldo global registado no final abril de 2017 pelo subsetor do Governo Regional − na ótica da Contabilidade Pública −, foi de -73,1 milhões euros, o que representa uma variação negativa de 51,3 milhões de euros face a 2016. Esta circunstância decorre da evolução ascendente das despesas com Juros e outros encargos, em virtude da concretização, em março, de operação de reestruturação de swaps de empresas públicas da Região (deliberação do Conselho do Governo de 19 de janeiro de 2017 - Resolução n.º 21/2017), a par do pagamento de juros de mora, no âmbito de acordos de regularização de dívida, no valor de 34,2 milhões de euros. Resulta, igualmente, do comportamento da receita efetiva, que variou -0,9%, influenciada positivamente pela evolução registada ao nível da componente corrente (1,8%) e negativamente pela variação evidenciada ao nível da componente de capital (-16,8%).

 

Especificamente, as receitas fiscais registaram um acréscimo de 0,1%, tendo as receitas não fiscais registado uma variação de -2,3% face aos quatro primeiros meses de 2016, sendo a mesma justificada, em larga medida, pela diminuição das Reposições não abatidas nos pagamentos.

À volta de 211 milhões de euros do total dos recursos foram canalizados para a área social, onde se destaca o setor da Saúde com uma execução orçamental de 95,8 milhões de euros, e a Educação com 93,6 milhões de euros, e que representam, no seu conjunto, 90% das despesas em funções sociais.

O Boletim de Execução Orçamental do Governo Regional da Madeira é uma publicação com periodicidade mensal, onde se afere a evolução da receita e da despesa, dos compromissos e da dívida não financeira da Administração Pública Regional, compreendendo os serviços integrados do Governo Regional, os Serviços e Fundos Autónomos e as Entidades Públicas Reclassificadas. 

Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública, 25 de maio de 2017.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.