Pesquisar

Boletim da Dívida 04/2018

O Boletim da Dívida da Região Autónoma da Madeira é uma publicação de periodicidade trimestral, cujo propósito assenta fundamentalmente na divulgação e análise da dívida global – financeira e não financeira – das entidades públicas regionais, inclusive do Sector Empresarial da Região Autónoma da Madeira (SERAM). 21-09-2018 Direção Regional do Orçamento e Tesouro
Boletim da Dívida 04/2018

 

A edição que ora se apresenta reporta-se aos valores acumulados da dívida da RAM, desde 31 de dezembro de 2012 até ao final do 2.º trimestre de 2018, sendo que a mesma pretende ainda enquadrar, em moldes comparativos, informação harmonizada da realidade regional, nacional e europeia.

Em 30 de junho de 2018, a dívida global da RAM ascendia a 5.143 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 1.493 milhões de euros face ao observado no final de 2012 e de 305 milhões de euros face aos valores de 30 de junho de 2017.

A dinâmica evidenciada no 2.º trimestre de 2018 é marcada por uma diminuição global, tanto em termos homólogos como em termos trimestrais, evidenciando-se inclusivamente trajetórias descendentes, face a março, em todos os subconjuntos incluídos na dívida global das entidades públicas da RAM.

Já em termos homólogos, a trajetória de evolução foi extensiva a todas as componentes da dívida da Administração Regional direta, tendo o SERAM registado um acréscimo na dívida não financeira/comercial. Concretamente, ao nível da Administração Regionala dívida direta diminuiu cerca de 58 milhões de euros, tendo a dívida comercial dos serviços da Administração Regional (com exclusão das EPR) registado uma diminuição de 136 milhões de euros.

Embora sem efeito na dinâmica de diminuição da dívida global da Região, no 2.º trimestre de 2018 houve uma diminuição da dívida de Maastricht de 101 milhões em termos homólogos e de 8 milhões de euros, em comparação com o trimestre anterior.

Globalmente, os valores apresentados refletem uma trajetória marcada por um processo de ajustamento contínuo e consistente, reflexo da sustentabilidade das finanças públicas da Região.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.