Pesquisar

Boletim da Dívida 03/2019

O Boletim da Dívida da Região Autónoma da Madeira é uma publicação de periodicidade trimestral, cujo propósito assenta fundamentalmente na divulgação e análise da dívida global – financeira e não financeira – das entidades públicas regionais, inclusive do Setor Empresarial da Região Autónoma da Madeira (SERAM). 02-07-2019 Direção Regional do Orçamento e Tesouro
Boletim da Dívida 03/2019

A edição que ora se apresenta reporta-se aos valores acumulados da dívida da RAM, desde 31 de dezembro de 2012 até ao final do 1.º trimestre de 2019, sendo que a mesma pretende ainda enquadrar, em moldes comparativos, informação harmonizada da realidade regional, nacional e europeia.

Os dados mais recentes referentes à dívida pública mostram que o rácio da dívida em relação ao PIB é inferior na RAM em comparação com o País. Efetivamente, no 1.º trimestre de 2019, o rácio da dívida era de 94,6% na Região, enquanto ao nível do País o mesmo ascendia a 123,0%.

Em 31 de março de 2019, a dívida global da RAM era de 5.211milhões de euros[1], o que representa uma diminuição de 1.425 milhões de euros face ao observado no final de 2012 e de 86milhões de euros face aos valores de 31 de março de 2018.

Ao nível da Administração Regional, a dívida direta aumentou, em termos homólogos, cerca de 133milhões de euros, tendo a dívida comercial dos serviços da Administração Regional (com exclusão das EPR) registado uma diminuição de 87milhões de euros. No cômputo global constata-se que no 1.º trimestre do ano a variação homóloga da dívida financeira global registou uma subida de 22milhões de euros. No mesmo período, o decréscimo da dívida não financeira global ascendeu a 107milhões de euros, materializando a política de dinamização da economia via injeção de capital e do reforço da confiança junto dos fornecedores.

Embora sem efeito na dinâmica de diminuição da dívida global da Região, a dívida na ótica de Maastricht diminuiu 46 milhões de euros em comparação com o trimestre anterior e cerca de 49 milhões em termos homólogos. 

Globalmente, os valores apresentados refletem uma trajetória marcada por um processo de ajustamento contínuo e consistente, reflexo da sustentabilidade das finanças públicas da Região.

Funchal, 2 de julho de 2019



[1]Valores provisórios.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.