Pesquisar

Boletim de Execução Orçamental 12/2021

O Boletim de Execução Orçamental do Governo Regional da Madeira é uma publicação com periodicidade mensal, onde se afere a evolução da receita e da despesa, dos compromissos e da dívida não financeira da Administração Pública Regional, compreendendo os serviços integrados do Governo Regional, os Serviços e Fundos Autónomos e as Entidades Públicas Reclassificadas. 24-12-2021 Direção Regional do Orçamento e Tesouro
Boletim de Execução Orçamental 12/2021

Do Boletim que agora se publica, o qual agrega a execução orçamental, até ao final de novembro de 2021, importa referir que o saldo global consolidado, em contabilidade pública, dos organismos com enquadramento no perímetro da Administração Pública Regional, é deficitário em 193,9 milhões de euros.

Em novembro de 2021, a receita efetiva do Governo Regional regista um aumento face ao período homólogo de 3,8 % (cerca de 37,8 milhões de euros), devido em parte à evolução ascendente evidenciada pela componente não fiscal (+6,0%), que se justifica em parte pelo aumento das transferências provenientes da União Europeia.

Em termos homólogos e até ao final de novembro de 2021, as receitas de IRC reduziram 19,9%, enquanto as receitas de IRS aumentaram, 0,8% (cerca de 1,4 milhões de euros). As receitas de IVA aumentaram 3,7% (cerca de 13,8 milhões de euros).

A despesa efetiva do Governo Regional, aumentou 12,9% face ao valor realizado em 2020, refletindo que a contínua diminuição dos encargos com a dívida comercial, com as parecerias público privadas, com os juros da dívida pública e também a contração da despesa corrente não COVID-19 não compensam o aumento da despesa direcionada para colmatar os efeitos adversos diretos e indiretos da pandemia da doença COVID-19.

Efetivamente, excluindo o efeito Covid-19 da execução orçamental até final de novembro, a despesa varia 5,0% em termos homólogos (52,9 milhões de euros).

Será de realçar que, à semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (superior a 57,5% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o setor da Saúde com uma execução orçamental de 386,8 milhões de euros e a Educação com 348,9 milhões de euros.

O passivo acumulado da Administração Pública Regional reportado ao final de novembro de 2021 ascendia a 168,9 milhões de euros, dos quais 50,5% são respeitantes a obrigações do Governo Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.