Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Mensagem do Diretor

Mensagem do Diretor

As preocupações ambientais estão na ordem do dia. São cada vez mais evidentes os sinais de que os ecossistemas estão em declínio e a sustentabilidade ambiental, económica e social da Humanidade está ameaçada. Essa tomada de consciência coletiva tem exigido aos Estados entendimentos e acordos internacionais.

Nós por cá, neste pequeno pedaço de paraíso que nos coube a sorte e privilégio habitar, temos uma responsabilidade acrescida e uma enorme oportunidade. A responsabilidade de proteger e valorizar o património natural e cultural, um legado de biodiversidade exuberante e ímpar, um dos pilares da resiliência e da sustentabilidade. A oportunidade para provar que é possível assegurar, neste pequeno território de recursos limitados, simultaneamente, a qualidade de vida das populações e padrões de elevada qualidade ambiental.

Ao litoral, essa estratégica faixa do território, será dada particular atenção de modo a ordenar, regular um usufruto sustentável e conciliador de diferentes usos, atividades e interesses, num contexto de utilidade pública, promovendo a sua integridade biofísica e a identificação e conservação dos seus valores naturais e paisagísticos.

Os compromissos e as agendas mundiais e comunitárias para a sustentabilidade tornam-se progressivamente mais claros e urgentes. A administração ambiental regional tudo fará para abraçar os desafios e criar as condições para o sucesso. Os madeirenses e porto-santenses têm mostrado estar à altura dos desafios ao longo dos séculos, são exigentes e aderem às causas.

Estamos motivados para contribuir para que os elevados padrões de qualidade ambiental, a economia azul, a economia circular, a estratégia de adaptação às alterações climáticas entrem no ADN das organizações, com vista a uma cooperação efetiva em que o sector público, o sector privado e a população ajam como um todo, vendo oportunidades e não “apenas” imposições legais, em prol de um desígnio comum, o de construir uma Região melhor preparada para os desafios, uma Região de que todos nos possamos orgulhar!

São esses os nossos desejos, é pela sua concretização que estamos a trabalhar!

Manuel Ara Oliveira


Contactos

 

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas

 

Morada:
Rua Dr. Pestana Júnior, nº 6 - 3º Andar Dtº
9064-506 Funchal

Contactos:

Telefone: (+351) 291 207 350
Fax: (+351) 291 229 438

Email: draac@madeira.gov.pt

 

LINHA PZERO – Denúncias e Alertas

Email: pzero@madeira.gov.pt

 

SAIBA AQUI AMBIENTE

Email: saiba.aqui.ambiente@madeira.gov.pt