Pesquisar

CiTUR-Madeira: Estudo "Capacidade de Carga e Gestão Ambiental”

Este estudo tem a colaboração da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) que efetua campanhas de monitorização da Qualidade do Ar Ambiente e envia os respetivos relatórios para a Universidade da Madeira (UMa), para fins de divulgação das concentrações dos poluentes monitorizados e respetivo Índice de Qualidade do Ar (IQAr). 12-09-2018 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
CiTUR-Madeira: Estudo "Capacidade de Carga e Gestão Ambiental”

O Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira 2014-2020 (Portaria n. º 92/2015), cofinancia o “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira", M14-20-01-0145-FEDER-000007, o qual está a ser desenvolvido pela Universidade da Madeira, que conta com uma equipa de dezanove membros no total, de várias áreas científicas, nomeadamente o turismo, a gestão, a economia e o desporto.

Das três linhas de investigação previstas, o subprojeto “Destino” tem como objetivo abordar a proteção e a gestão ambiental da Região, através da realização de inquéritos que registam o grau de satisfação de turistas, agentes turísticos e a população residente em relação às práticas atuais neste domínio.

Ainda neste subprojeto estão a ser calculados os valores de capacidade de carga turística relacionada com a afluência de pessoas a determinados espaços com interesse turístico e que toma em consideração fatores ecológicos e condições ambientais medidas em pontos turísticos.

Este estudo tem a colaboração da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) que efetua campanhas de monitorização da Qualidade do Ar Ambiente e envia os respetivos relatórios para a Universidade da Madeira (UMa), para fins de divulgação das concentrações dos poluentes monitorizados e respetivo Índice de Qualidade do Ar (IQAr).

Esta parceria teve início em agosto do presente ano com a realização de uma campanha no miradouro do Cabo Girão estando ainda previstas, para o ano letivo 2018/19, campanhas no Ribeiro Frio e na zona velha da cidade do Funchal.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.