Pesquisar

DRAAC promove Ação de Formação em Ruído Ambiente:

DRAAC promove Ação de Formação em Ruído Ambiente:

O ruído ambiente causado pelas atividades humanas é um problema ambiental, estimando-se que 125 milhões de pessoas na União Europeia estejam expostas a níveis sonoros, gerados principalmente por tráfego rodoviário, considerados pela Organização Mundial de Saúde como produtores de efeitos adversos na saúde como stress, perturbações do sono, dificuldades na aprendizagem escolar em crianças e até doenças cardiovasculares. 

 

A iniciativa que envolve os serviços técnicos da DRAAC e as autarquias da RAM, decorre nos dias 8 a 11 de novembro, no Auditório do Edifício do Campo da Barca em parceria com a SGS Portugal SA, e pretende transmitir conhecimentos sobre conceitos de acústica, regulamentação aplicável de Ruído Ambiente, Normas Técnicas, Mapas de Ruído e respetivos Planos de Redução de Ruído.

 

A Ação de Formação terá também uma vertente teórico-prática e prática (ensaios acústicos) para determinação dos indicadores de Longa Duração e Critério de Incomodidade e ainda a análise de Mapas Estratégicos de Ruído (MER) e Planos de Ação (PA) tendo em vista o disposto na Diretiva Ruído Ambiente.

 

Recorde-se que compete às Regiões Autónomas, às autarquias locais e às demais entidades públicas, promover as medidas de carácter administrativo e técnico adequadas à prevenção e controlo da poluição sonora, nos limites da lei e no respeito do interesse público e dos direitos dos cidadãos, pelo que esta iniciativa da DRAAC vem no sentido de providenciar a habilitação adequada aos quadros técnicos envolvidos na temática do Ruído Ambiente.
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.