Pesquisar

Focos de poluição no mar

Vigilância continua da Orla Marítima 11-01-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Focos de poluição no mar

A Unidade de Inspeção Ambiental, como serviço fiscalizador das melhores práticas em defesa do Ambiente, não têm poupado esforços para cumprir escrupulosamente os seus objetivos.  

 

Sabendo que as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs) e as Estações Elevatórias (EE) desempenham um papel decisivo sobre a qualidade da água do mar, tem vindo a dedicar uma especial atenção ao desempenho destas infraestruturas.    

Frequentemente procedemos à recolha de amostras de água do mar ou das ribeiras para análises laboratoriais, o que tem permitido detetar a presença de poluentes oriundos de águas residuais não tratadas.   

 

Nas situações detetadas é emitido às entidades competentes alertas, para repor a normalidade e, quando se justifique, para impedir ou condicionar a utilização das águas afetadas, principalmente nas zonas balneares.   

 

Relativamente às manchas de sujidade que, periodicamente, aparecem no mar, concluímos que este tipo de poluição resulta maioritariamente da deposição de material no fundo do mar e que emergem à superfície como resultado da agitação marítima conjugada com as correntes marítimas.  No entanto, afirmar-se com segurança que, não obstante o aspeto visual daquelas manchas, as águas podem ser utilizadas sem prejuízos ou riscos para a saúde pública.   


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.