Pesquisar

Madeira associa-se à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

De 22 a 28 de novembro de 2021 22-11-2021 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Madeira associa-se à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

A Região irá associar-se à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction – EWWR), que decorre entre 20 a 28 deste mês, com a realização de várias iniciativas. Este projeto, que este ano tem como tema as “Comunidades Circulares”, pretende encorajar a população a desenvolver ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos durante uma semana. O foco assenta essencialmente na Redução do consumo, Reutilização de materiais e Reciclagem de resíduos.

 

Segundo a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos vem ao encontro do que já é realizado na nossa Região. 

 

“A Madeira tem vindo a sensibilizar e a desenvolver vários projetos para que possamos ter uma economia cada vez mais circular. No fundo o que se pretende é transformar um resíduo num recurso”, disse a governante com a tutela do Ambiente que no âmbito desta semana irá visitar uma empresa que promove a reutilização de resíduos.

Durante esta semana a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através da Direção Regional de Ambiente, programou uma série de eventos que irão abranger todos os concelhos da nossa Região, nomeadamente através de uma Campanha de Recolha de Resíduos nas Praias, integrada na Estratégia MaRAM – Poluição Zero no Mar da RAM que tem como principal objetivo sensibilizar a população para a prevenção da poluição das nossas águas. Ações que vão contar com a participação da comunidade escolar.

 

A recolha de produtos fitofarmacêuticos obsoletos irá continuar a merecer especial atenção, onde, em parceria com a Direção Regional de Agricultura, as pessoas que possuam este tipo de produtos, poderão proceder a sua entrega em vários mercados abastecedores da Região para que estes tenham um final adequado. Uma ação que irá decorrer até dia 6 de dezembro.

 

Destaque igualmente o projeto Mares Circulares que terá lugar na Ponta de são Lourenço e na Praia da Maiata, no Porto da Cruz. Organizado pela Academia da Madeira, com a colaboração de várias instituições esta ação contará com a participação de 45 pessoas, algumas delas estudantes da UMa e voluntários europeus ao abrigo do programa Erasmus+, bem como uma  pequena equipa  da Coca-cola Europacif Partners que promove o evento a nível ibérico.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.