Pesquisar

Campanha de recolha de produtos fitofarmacêuticos obsoletos

De 22 de novembro até 12 de dezembro de 2021 17-11-2021 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Campanha de recolha de produtos fitofarmacêuticos obsoletos

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, em parceria com a Direção Regional de Agricultura, irá promover, entre os dias 22 de novembro e 12 de dezembro, uma campanha de recolha de resíduos de produtos fitofarmacêuticos obsoletos.

 

Neste âmbito, todas as pessoas que possuam produtos fitofarmacêuticos obsoletos poderão proceder à entrega dos referidos produtos nos seguintes locais:

 

• Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas do Funchal -  CAPA;
• Centro de Abastecimento Hortofrutícola de Santana – CASAN
• Centro de Abastecimento Hortícola da Santa – CASA;
• Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres – CAPRA;
• Centro de Abastecimento Hortícola da Ponta do Sol – CANHAS;
• Centro Experimental do Farrobo na ilha de Porto Santo.

 

Refira-se que esta iniciativa se insere na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (European Week for Waste Reduction – EWWR). 

A EWWR é a maior campanha da Europa de sensibilização e consciencialização para o tema da prevenção de resíduos. Este ano a DRAAC orientou uma das suas campanhas para os pequenos agricultores, consciencializando-os para a gestão adequados destes resíduos.

 

A campanha vem ainda materializar a execução de uma das medidas preconizadas na Estratégia Resíduos Madeira relativa à remediação de passivos ambientais. O passivo ambiental, associado à deposição de resíduos perigosos em locais inadequados, pode constituir riscos para a saúde pública e para os ecossistemas, pelo que é premente a implementação de ações como esta que permitam minimizar os riscos associados aos locais identificados e que se encontrem estratégias que garantam a prevenção de geração de fontes de contaminação e potencial degradação.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.