Pesquisar

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022

Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda! - 19 a 27 de novembro 16-09-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, irá decorrer entre os dias 19 e 27 de novembro, sobre a seguinte temática: Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda!


Vivemos numa sociedade de consumo em que o que vestimos, o que calçamos e os acessórios que utilizamos no dia-a-dia, são fruto da moda e tendências cada vez mais efémeras.
Tornou-se comum adquirir várias peças de roupa numa estação, sabendo que na estação seguinte essas roupas serão substituídas por outras. Com a rapidez com que se compra e se deita fora a roupa, a indústria da moda adaptou-se, produzindo em grande escala e rapidamente, e em alguns casos produzindo peças mais baratas e de menor qualidade acompanhando as tendências de cada estação.
O impacto a nível mundial desta nova realidade traz graves consequências para o ambiente, bem como para a sustentabilidade na obtenção de matérias-primas virgens. A Comissão Europeia (na ficha informativa Sustainable and Circular Textiles by 2030, 30 de março de 2022) refere que o consumo europeu de têxteis tem o 4º maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas. Urge por isso atuar neste setor!

 

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, enquanto Coordenadora Regional, convida todos a participarem ativamente na semana da prevenção, com o desenvolvimento de ações sobre o tema: Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda!, que a título de exemplo, podem ter como foco:

  • A redução do consumo excessivo da moda rápida (Fast fashion);
  • Incentivo à utilização de embalagens reutilizáveis, por exemplo garrafas de bebidas, sacos de pano e caixas para alimentos;
  • Promoção de hortas comunitárias;
  • Combate ao desperdício alimentar;
  • Troca e aquisição de artigos em segunda mão; ou
  • Workshops ou elaboração de jogos que promovam e incentivem o prolongamento do tempo de vida útil do vestuário/calçado/acessórios, equipamentos elétricas e eletrónicos ou outros artigos através da reparação.

A participação de todos é importante para alertar e consciencializar a sociedade sobre esta temática da  prevenção de resíduos.

 

As ações podem ser inscritas, entre o dia 5 de setembro e o dia 13 de novembro, no site da EWWR (EWWE – European Week for Waste Reduction) em https://ewwr.eu/, onde também estão disponibilizadas as regras para participar e os tipos de ações abrangidas salientando-se, desde já, que as ações elegíveis deverão promover a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais e a reciclagem de resíduos. As melhores ações apresentadas a nível europeu serão premiadas em 6 categorias. 

 

No site da EWWR está também disponível em português (ou aqui) informação adicional com dados relevantes sobre os resíduos têxteis bem como o cartaz da semana europeia da prevenção de resíduos.
 

Para saber mais sobre o tema, consulte: https://ewwr.eu/por/ e https://madeiracircular.pt/consciencia-moda


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.