Pesquisar

Funchal é uma das cidades com melhor qualidade de ar na Europa nos anos 2020 e 2021

Indica um documento esta segunda-feira divulgado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA). 13-07-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Funchal é uma das cidades com melhor qualidade de ar na Europa nos anos 2020 e 2021

Segundo o barómetro atualizado sobre a qualidade do ar nas cidades europeias, que inclui mais de 340 cidades, Umeå é a cidade mais limpa da Europa, em termos de qualidade do ar, seguindo-se Faro e depois Funchal. Com ar considerado bom estão mais oito cidades europeias, surgindo depois outra cidade portuguesa, Lisboa, na posição 82, com uma qualidade do ar considerada razoável.

 

Segundo a AEA as classificações foram obtidas com base nos níveis médios de partículas finas (PM2,5) obtidos em mais de 400 estações de monitorização nos últimos dois anos. O barómetro concentra-se nas PM2,5 por ser a exposição a essa poluição atmosférica a que causa mais efeitos graves na saúde e tem maior impacto em termos de mortes prematuras e doenças.

 

Da análise dos dados, conclui a AEA que a qualidade do ar foi considerada boa em apenas 11 cidades, com níveis de PM2,5 abaixo dos valores estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a exposição a longo prazo de partículas finas: cinco microgramas por metro cúbico de ar. Esses valores foram excedidos em 97% das 343 cidades europeias incluídas no barómetro. Tendo em conta o valor limite anual da União Europeia para as partículas finas, de 25 microgramas por metro cúbico de ar, o valor limite só foi ultrapassado nas três cidades mais poluídas, o que mostra a grande diferença entre a diretriz da OMS e a norma da União Europeia.  

 

Das três Estações fixas da RAM o limite anual recomendado pela OMS foi cumprido nas Estações de Santana (média anual em 2020  e 2021 de 3 e 4 ug/m3) e São Gonçalo (média anual em 2020 e 2021 de 4 ug/m3), sendo ultrapassado na Estação de São João ( média anual em 2020 e 2021 de 6 ug/m3).

 

Os valores estão muito abaixo dos limites da União Europeia sendo o valor de São João o mais alto por se tratar de uma Estação de Tráfego, mas, muito próximo do recomendado pela OMS.

 

Publicado em 11 de Julho de 2022

 

Air pollution: Which European cities have the best air quality? — European Environment Agency (europa.eu)


 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.