Pesquisar

Campanha de Comunicação no Sector da Gestão de Resíduos e Economia Circular

“Diz SIM à Correta Reciclagem!” 12-05-2023 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Campanha de Comunicação no Sector da Gestão de Resíduos e Economia Circular

Com o objetivo de incentivar à reciclagem e esclarecer aquelas que são as maiores dúvidas da população sobre o que pode ser reciclado, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu a realização de uma campanha onde as questões da reciclagem são abordadas.

 

A campanha é composta por seis vídeos diferentes, cada um deles focando um circuito de reciclagem, dos seguintes fluxos específicos de resíduos: embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro, pilhas, embalagens de medicamentos, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e óleos alimentares usados.

 

A principal característica desta campanha é a de, não só identificar as melhores práticas de reciclagem, como também identificar o que não deve ser feito, de forma a evitar a inviabilização dos processos de reciclagem dos respetivos resíduos.

 

O mote para a conceito criativo da Campanha “Diz SIM à Correta Reciclagem!” foi recuperar a ideia de uma campanha exibida nos anos de 1980, que faz hoje parte da memória coletiva dos madeirenses. Nessa campanha, também dedicada a questões ambientais, eram recriadas situações reais de comportamentos certos e errados, utilizando a expressão: “Assim Sim, Assim Não”.

 

Pretende-se com esta Campanha, reforçar a sensibilização do cidadão no sentido de desviar os resíduos recicláveis ainda presentes no fluxo de resíduos indiferenciados e melhorar a sua deposição seletiva aumentando, consequentemente, a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem através dos circuitos adequados. Este ciclo permitirá a recuperação de materiais que serão reintroduzidos nos processos produtivos.

 

A divulgação de informação através do desenvolvimento de ações públicas de sensibilização promovem a consciencialização social para a temática da economia circular, preconizando assim os objetivos elencados na Agenda Madeira Circular, para a utilização eficiente dos recursos e na Estratégia Resíduos Madeira, no que se refere ao cumprimento das metas estabelecidas para a Preparação para a Reutilização e Reciclagem e para a Taxa de Recolha Seletiva da Região.

 

É um projeto que se prevê ter continuidade, mantendo o foco na diminuição da produção de resíduos no território regional, bem como na promoção da utilização eficiente dos recursos abrangendo assim outras fileiras de resíduos e apostando ainda na sensibilização para a prevenção.

 

Assista aos vídeos da Campanha “Diz Sim à Correta Reciclagem”:

 

Com o intuito de melhor informar os cidadãos, complementaram-se os vídeos da campanha com a publicação, através das redes sociais, de perguntas frequentes associadas aos mesmos: 

 

  • Vidrão:

Por que razão não se podem colocar todos objetos de vidro, como copos e janelas de vidro, no ecoponto verde, mas apenas embalagens? Não é tudo vidro?

São tipos de vidro diferentes.

O vidro utilizado para preservar alimentos e/ou outros produtos tem uma constituição diferente, pelo que deve ser processado separadamente para que possa ser fundido e transformado em novas embalagens. Assim, só devem ser colocados no ecoponto garrafas, frascos e boiões.

 

As cerâmicas podem ser colocadas no ecoponto verde?

Não. O ecoponto verde só pode receber embalagens de vidro.

 

  • Embalão:

Em que contentor devem ser colocadas as embalagens de cartão para alimentos líquidos (como leite, sumos, polpa de tomate, etc.), depois de usadas?

As embalagens de cartão para alimentos líquidos devem ser depositadas no contentor amarelo, para serem enviadas para reciclagem.

São embalagens compostas por diversos materiais, entre os quais plástico e metal, e são precisamente estes os materiais que serão aproveitados no processo de reciclagem.

 

No Contentor Amarelo do Ecoponto, também conhecido como Embalão, podem ser colocados objetos que não embalagens de plástico e metal (como brinquedos de plástico, por exemplo)?

Não. No Contentor Amarelo apenas podem ser colocadas embalagens de plástico e metal. Isto porque todo o processo de gestão e encaminhamento para reciclagem está organizado e preparado para receber apenas embalagens.

Todos os objetos que não sejam embalagens devem ser encaminhados de acordo com as indicações do município da sua área de residência.

 

  • Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos:

Onde podem ser depositados os eletrodomésticos fora de uso para reciclagem?

Todos os eletrodomésticos, sejam grandes ou pequenos, podem ser reciclados.

Os pequenos eletrodomésticos (como secadores, torradeiras, telemóveis, etc.) podem ser depositados em contentores próprios, disponíveis em diversos locais e denominados de Electrões ou Depositrões.

Estes pequenos eletrodomésticos, podem também, ser entregues nas lojas (com área superior a 400 m2) que vendem eletrodomésticos, sem que seja necessário adquirir novos equipamentos e mesmo que nessa loja não se vendam artigos iguais.

São considerados grandes eletrodomésticos, equipamentos como frigoríficos, máquinas de lavar, fogões, etc. Todas as lojas que vendam equipamentos semelhantes são obrigadas a receber equipamentos usados para reciclagem, à razão de um por um, no ato do fornecimento de um novo equipamento.

Os municípios também prestam o serviço de recolha dos grandes eletrodomésticos que podem ser solicitadas pelos munícipes.

 

  • Embalagens de Medicamentos:

O que fazer aos medicamentos que já não podem ser usados e às suas embalagens?

Todos os medicamentos fora de uso, bem como as respetivas embalagens, devem ser entregues na farmácia.

Não devem nunca ser depositados no lixo comum, de forma a evitar a contaminação dos solos e das águas e de assegurar a reciclagem dos materiais que podem ainda ser aproveitados.

 

  • Óleos Alimentares Usados:

O óleo alimentar usado pode ser reciclado?

Pode. Basta colocar o óleo usado novamente dentro da embalagem respetiva, tapando-a, e colocando-a nos óleões que são os contentores próprios para a sua deposição.

O óleo usado não deve nunca ser despejado na pia, de forma a evitar a deterioração das canalizações e a contaminação das águas.

 

  • Pilhas:

As pilhas usadas podem ser recicladas?

Claro que sim! Depois de usadas há duas formas de enviar as pilhas para reciclagem:

- colocá-las em contentores próprios, disponíveis em diversos locais e normalmente designados de pilhões;

- entregá-las em qualquer loja que venda pilhas.

Todos os estabelecimentos que vendam pilhas são obrigados a receber pilhas usadas para reciclagem, sem que o consumidor tenha de adquirir qualquer produto nesse estabelecimento.

 

Poderão aceder e ajudar a divulgar a Campanha através das redes sociais da DRAAC:

Conheça as regras de separação de resíduos no ecoponto aqui.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.