Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

CleanAtlantic ilustra em vídeo a problemática do Lixo-Marinho

O lixo-marinho é um problema ambiental de preocupação global. Além de seu impacto direto nos ecossistemas marinhos, constitui um risco para a saúde pública e para a segurança humana, causando perdas económicas de larga escala. 16-03-2020 Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente
CleanAtlantic ilustra em vídeo a problemática do Lixo-Marinho Este vídeo ilustra essa problemática e sumariza, em 3 minutos, o trabalho do projeto CleanAtlantic na tarefa de mitigar esta situação. O Vídeo está disponível em inglês (https://vimeo.com/349130835) e espanhol (https://vimeo.com/385206067). Ambas as versões incluem a possibilidade de ativar as legendas em francês e português (clicando no botão “cc”, no canto inferior direito do player de vídeo).

Neste projeto, 19 organizações de 5 países europeus trabalham diariamente para melhorar as capacidades de prevenção, monitorização e redução de lixo-marinho na área atlântica, bem como para aumentar a consciencialização sobre a magnitude deste problema.

Na Região Autónoma da Madeira, são parceiros deste projeto a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).. Os resultados do projeto CleanAtlantic serão de extrema importância para as obrigações internacionais a que Portugal e a RAM estão vinculadas, nomeadamente para os reportes no âmbito da Diretiva Quadro de Estratégia Marinha da União Europeia e para as ações previstas no Plano de Ação para o Lixo-Marinho da Comissão OSPAR.

O projeto CleanAtlantic é financiado pelo Programa INTERREG Atlantic Area (2014-2020).