Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

22 de abril - Dia Mundial da Terra

22 de abril - Dia Mundial da Terra As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, pela mão do senador americano, e ativista ambiental, Gaylord Nelson (1916-2005) que organizou um fórum ambiental que envolveu, aproximadamente, 20 milhões de participantes.

Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu este dia como o Dia Internacional da Terra, sendo que, atualmente, é assinalado em 190 países.

Entre muitos outros objetivos, o Dia Internacional da Terra pretende consciencializar todos os seres humanos, de todos os continentes, para a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos. Só assim será possível assegurar às gerações, presentes e futuras, qualidade de vida ambiental, social, económica e cultural.

A 12 de abril de 1961, o jovem astronauta russo Yuri Gagarin (1934-1968), a bordo da nave Vostok-1, foi o primeiro homem a viajar ao espaço. A sua missão: uma órbita completa à volta da Terra a 315 km de altitude, que durou 1 hora e 48 minutos. Yuri, fascinado, comentou: "A Terra é azul!".

Em 1990, a pedido do astrofísico e escritor Carl Sagan, a sonda Voyager 1 foi programada para tirar várias fotografias do Sistema Solar. Uma delas mostra a Terra a uma distância de 6 mil milhões de quilómetros.

A propósito da referida foto Carl Sagan escreveu:

"A Terra é um palco muito pequeno numa imensa arena cósmica. (...) é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica (...) um pálido ponto azul. (...) Gostemos ou não, por enquanto, a Terra é o único lugar onde podemos viver (...) "

Carl Sagan

Para além de ser a nossa casa, o nosso planeta tem uma beleza única:

"Quem nunca se extasiou perante a beleza de um pôr do sol? Gosto muito do pôr do sol. Vamos ver um... Um dia eu vi o pôr do sol quarenta e três vezes!"

Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho

Para além da beleza do pôr do sol, dos glaciares, do céu, do arco-íris, temos uma natureza pródiga na sua diversidade animal, vegetal e mineral, com montes e planícies, com rios e mares... somos uns privilegiados.

É nossa imperativa responsabilidade preservar e respeitar o único lar que conhecemos: este pálido ponto azul.

Neste dia, do ponto de vista educativo, desenvolvem-se várias iniciativas, como a plantação e árvores, ações de sensibilização de educação ambiental e claro… o Concurso Criativo “O que fazes pelo Planeta?”, promovido pela Direção regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

O concurso decorreu entre os dias 6 e 19 de abril e queremos agradecer a todos os participantes pelos magníficos trabalhos.

Alguns números:

Recebemos 58 trabalhos, divididos pelas seguintes categorias:

1º escalão - 17 trabalhos

2º escalão - 12 trabalhos

3º escalão - 17 trabalhos

Famílias - 12 trabalhos

Uau!!!

Fiquem com atenção que às 20h00, serão divulgados os resultados no Facebook da DRAAC: www.facebook.com/grm.draac

Outras Curiosidades sobre o NOSSO PLANETA TERRA:

A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como único satélite natural.

A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes superior à de água doce, e 50% da água doce do planeta encontra-se no subsolo.

A atmosfera terrestre chega aos 1.000 km de altura, sendo composta por nitrogénio, oxigénio, argônio e outros gases.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo, abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) responsáveis pela sua formação, desgaste e modelação.

O ponto mais alto da Terra é o Monte Evereste, no Nepal, com 8 848 metros de altitude.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos.

A atual população humana da Terra é de aproximadamente 8 bilhões de pessoas.

Fontes:

Visão
Turismo de Portugal
Porto Editora