Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

“Madeira Mar Profundo” na RTP Madeira!

Não perca a estreia, 5 de junho, às 22 horas. 03-06-2020 Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente
“Madeira Mar Profundo” na RTP Madeira! No dia do Ambiente, 5 de junho, às 22 horas, estreia o documentário “Madeira Mar Profundo”, na RTP Madeira. Trata-se de um projeto com o qual a DRAAC se envolveu profundamente para conhecer o nosso estado ambiental, particularmente no descritor lixo marinho, assim como para conhecer o nosso património natural, espécies e habitats do mar profundo.

É curioso pensar que habitamos há 600 anos esta imponente montanha no meio do Atlântico, contemplando o riquíssimo património natural, da costa até aos 1862 metros de altitude, e ignoramos, quase em absoluto, os segredos que se escondem nas vertentes marinhas que se prolongam até aos 4000 metros de profundidade.

Costumo dizer, em jeito de brincadeira, que se não se tivesse convencionado contar a altura das montanhas a partir do nível das águas do mar, em vez da sua base, o Pico Ruivo seria a maior montanha de Portugal, um gigante de magma que emergiu da plataforma abissal.

Este documentário traz ao público pequenos excertos do enorme manancial de informação de interesse científico que foi recolhido e que será devidamente tratado nos próximos anos por diferentes tipos de especialistas, de diversos laboratórios e centros de investigação portugueses e estrangeiros.

Esta primeira missão teve também o objetivo de provocar.

Provocar a curiosidade, provocar as oportunidades que são tantas e em tantas áreas, da geologia à biologia, da monitorização à conservação, do ambiente ao património subaquático, da ciência ao lazer. E estão já ali, tão perto.

Esperamos que gostem!

O Diretor Regional
Manuel Ara Oliveira

Sinopse:

 

“Madeira Mar Profundo”, título original “DEEP MADEIRA”


“Madeira Mar Profundo” é um documentário científico realizado nos mares profundos da ilha da Madeira.

Em 10 mergulhos, a bordo do submarino LULA 1000, da fundação Rebikoff, os peritos em ciências do mar, Andreia Henriques, João Clode, Manuel Biscoito, João Delgado e Pål Mortensen, documentaram os primeiros vislumbres do mar profundo da ilha da Madeira.

A missão estava focada na recolha de informação sobre o Lixo Marinho, mas, a mil metros de profundidade, na escuridão absoluta, as luzes do LULA revelaram todo um mundo novo, as águas profundas da Madeira são, afinal, um hotspot de biodiversidade do Atlântico.

Veja o trailer em Anexos.

O documentário será ainda transmitido pela RTP INTERNACIONAL nas seguintes datas:

EUROPA: 12 de Junho às 12h45

AMÉRICA:
12 de Junho às 22h00 (Hora Port) e repete no Domingo às 18h30 e a partir daí repete em vários dias em diferentes faixas horárias.

ÁSIA: 13 de Junho às 09h45 (Hora Port)