Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Cinco anos desde a aprovação do Acordo de Paris!

Cinco anos desde a aprovação do Acordo de Paris!

O Acordo de Paris foi aprovado a 12 de dezembro de 2015 na cimeira climática das Nações Unidas e representou uma mudança de paradigma na implementação da Convenção Quadro para as Alterações Climáticas, com o reconhecimento explícito de que apenas com o contributo de todos é possível vencer o desafio das alterações climáticas.

 

É um compromisso considerado histórico, já que, após anos de negociações, foi ratificado por 195 países, com o principal objetivo de limitar o aumento da temperatura média mundial bem abaixo dos 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, e em envidar esforços para limitar o aumento a 1,5ºC, meta que será alcançada através da implementação de medidas que limitem ou reduzam a emissão global de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

 

Portugal, em conjunto com a União Europeia, foi um dos primeiros a completar o processo de ratificação, tendo em 2016 apresentado medidas de limitação progressiva dos GEE, com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

 

A Região Autónoma da Madeira tem acompanhado este esforço internacional, efetuando os investimentos decisivos para o cumprimento das metas de redução, e inclusivamente assinado recentemente um compromisso internacional, ao abrigo da Under 2 Coalition, no sentido de acelerar as metas de redução de emissão de GEE para um mínimo de 55% até 2030.