Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

“O que fazes pelo Planeta?”

Concurso criativo de desenho e expressão plástica para toda a família 06-04-2020 Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente
“O que fazes pelo Planeta?”
  • A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), assinala o Dia Mundial da Terra, no próximo dia 22 de abril, com o concurso criativo “O que fazes pelo Planeta?”.

    Este concurso é aberto à população para 3 escalões e Famílias:

    Escalão: dos 6 aos 9 anos

    Escalão: dos 10 aos 12 anos

    Escalão: dos 13 aos 15 anos

    Famílias

    O concurso pretende sensibilizar e alertar para a importância da preservação dos recursos naturais, das boas práticas que devem ser adotadas como contributo para a sustentabilidade do ambiente e para a compreensão de que o papel de cada um, o mais pequeno gesto, é relevante para toda sociedade.

    Tem também como grande objetivo estimular o espírito crítico e a criatividade dos participantes, através do desenvolvimento e expressão de competências em áreas como o desenho e a expressão plástica.

    Queremos que os mais jovens puxem pela cabeça e sintam a importância do ambiente, a urgência da ação. Desafiamo-los a se expressarem através da Arte. As famílias também se podem juntar a esta iniciativa e desenvolver um projeto, em equipa é sempre mais fácil, quem sabe se os avós não são os mais criativos?

    Os trabalhos podem ser bidimensionais ou tridimensionais e devem ser entregues até às 23H59 do dia 19 de abril de 2020 para o email: diadaterra20@gmail.com.

    A apreciação dos trabalhos será feita por um júri que integrará uma artista plástica convidada e resultará na atribuição de prémios individuais aos cinco primeiros classificados de cada escalão.

    Para criar um incentivo extra, há prémios!

    Os prémios são:

    1.º Uma viagem às ilhas Desertas (IFCN)

    2.º Uma visita de barco à Reserva Natural do Garajau (IFCN)

    3.º Participação numa ação de reflorestação (IFCN)

    4.º Uma visita guiada à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ARM)

    5.º Uma visita guiada a um viveiro florestal (IFCN)

    O regulamento está disponível em Anexos, tal como o cartaz e a composição do Júri.

    E como refere o Diretor Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Ara Oliveira:

    “Estamos em casa! Devemos aproveitar para nos reencontrarmos como família e para refletir no nosso papel na sociedade. Estamos em casa! E percebemos quão importante somos para os outros, o quanto os nossos comportamentos e gestos fazem a diferença.

    É o momento para pormos em prática o que há muito sabemos que devemos mudar mas para o qual faltava o click. Estamos em casa, eis o click!”

    Vamos a isto! Boa sorte para todos!