Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Projeto OceanLit está no terreno

Monitorização de lixo-marinho costeiro realizou-se em outubro 28-10-2020 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Projeto OceanLit está no terreno

No âmbito do projeto OceanLit, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas deu início durante o mês de outubro às ações de monitorização do lixo-marinho costeiro, com a realização de trabalhos em praias dos concelhos de São Vicente, Calheta, Câmara de Lobos e Porto Santo.

As principais ações que a DRAAC pretende dinamizar neste projeto passam pela monitorização de lixo-marinho em praias das ilhas da Madeira e Porto Santo, pela sensibilização ambiental de diversos públicos-alvo e pelo acompanhamento e colaboração no desenho de medidas específicas para a valorização destes resíduos em termos de economia circular.

 

Em setembro realizou-se também a reunião de lançamento do projeto, juntando por via eletrónica os diversos parceiros da Madeira e as entidades canárias coordenadoras gerais do projeto, Cabildo de Gran Canaria (CGC) e Centro Tecnológico de Ciencias Marinas (CETECIMA).

 

O projeto OceanLit é um consórcio de 15 parceiros das regiões dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, que na Madeira tem como parceiros, para além da DRAAC (coordenador regional para a Madeira), a Direção Regional das Pescas (DRP), os Portos da Madeira (APRAM), a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA-M).

 

É um projeto comparticipado a 85% pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, do FEDER, que tem por principal objetivo reduzir os resíduos marinhos através da geração de conhecimento, melhoria dos sistemas de gestão de resíduos e sensibilização de usuários e público em geral, favorecendo a conservação e recuperação dos espaços naturais marinhos nos arquipélagos macaronésicos.


Anexos

Descritores