Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Governo Regional
Empresas Cidadão
Mensagem do Diretor

Diretor Regional - Manuel Ara Oliveira
Mensagem do Diretor As preocupações ambientais estão na ordem do dia. São cada vez mais evidentes os sinais de que os ecossistemas estão em declínio e a sustentabilidade ambiental, económica e social da Humanidade está ameaçada. Essa tomada de consciência coletiva tem exigido aos Estados entendimentos e acordos internacionais.

Nós por cá, neste pequeno pedaço de paraíso que nos coube a sorte e privilégio habitar, temos uma responsabilidade acrescida e uma enorme oportunidade. A responsabilidade de proteger e valorizar o património natural e cultural, um legado de biodiversidade exuberante e ímpar, um dos pilares da resiliência e da sustentabilidade. A oportunidade para provar que é possível assegurar, neste pequeno território de recursos limitados, simultaneamente, a qualidade de vida das populações e padrões de elevada qualidade ambiental.

Ao litoral, essa estratégica faixa do território, será dada particular atenção de modo a ordenar, regular um usufruto sustentável e conciliador de diferentes usos, atividades e interesses, num contexto de utilidade pública, promovendo a sua integridade biofísica e a identificação e conservação dos seus valores naturais e paisagísticos.

Os compromissos e as agendas mundiais e comunitárias para a sustentabilidade tornam-se progressivamente mais claros e urgentes. A administração ambiental regional tudo fará para abraçar os desafios e criar as condições para o sucesso. Os madeirenses e porto-santenses têm mostrado estar à altura dos desafios ao longo dos séculos, são exigentes e aderem às causas.

Estamos motivados para contribuir para que os elevados padrões de qualidade ambiental, a economia azul, a economia circular, a estratégia de adaptação às alterações climáticas entrem no ADN das organizações, com vista a uma cooperação efetiva em que o sector público, o sector privado e a população ajam como um todo, vendo oportunidades e não “apenas” imposições legais, em prol de um desígnio comum, o de construir uma Região melhor preparada para os desafios, uma Região de que todos nos possamos orgulhar!

São esses os nossos desejos, é pela sua concretização que estamos a trabalhar!

Manuel Ara Oliveira

Quem somos

Contactos


Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente

SEDE

Morada:
Rua Dr. Pestana Júnior, nº 6 - 3º Andar Dtº
9064-506 Funchal

Contactos:

Telefone: (+351) 291 207 350
Fax: (+351) 291 229 438

Email: drota@madeira.gov.pt

 

Direção de Serviços de Informação Geográfica e Cadastro

Morada:

Rua da Sé, n.º 38
9000-066 Funchal

Contactos:
Telefone: (+351) 291 000 410
Fax: (+351) 291 231 206

Email: dsigc.sra@madeira.gov.pt