Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Exposição: Expo – Águas Balneares 2019

24 a 31 de maio de 2019 |Edifício do Campo da Barca 24-05-2019 Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente
Exposição: Expo – Águas Balneares 2019 Está patente ao público, até ao próximo dia 31 de maio de 2019, no átrio do Edifício do Campo da Barca a Expo- Águas Balneares 2019.

Contamos com a vossa visita!

Sobre a exposição

As águas balneares na Região Autónoma da Madeira (RAM), têm assinalado uma melhoria contínua ao longo dos anos, ao nível da gestão, da qualidade e da informação disponibilizada.

A presente exposição pretende fomentar o conhecimento e interesse dos banhistas e público em geral sobre a temática das águas balneares da RAM.

As águas balneares são identificadas anualmente, assim como a duração da época balnear e a classificação como praia de banhos (praias com vigilância), através de portaria conjunta dos ministérios do Ambiente e da Defesa Nacional.

Pretendeu-se divulgar a maioria das águas balneares existentes, distribuídas por todos os 11 concelhos da RAM. Para cada água balnear exposta são indicadas as coordenadas geográficas do ponto de monitorização e a qualidade obtida no ano 2018.

São ainda disponibilizados links (QR Code) que poderão ser utilizados para aceder a informações mais pormenorizadas sobre as águas balneares, designadamente os perfis de água balnear. A título exemplificativo encontra-se exposto um exemplar de um perfil de água balnear, um documento que contém um vasto conjunto de informações, como: a caracterização da água balnear e zona envolvente, a delimitação e ponto de amostragem, o ano da designação, o histórico de qualidade, os potenciais focos de poluição, contactos úteis, entre outros.

As zonas balneares são utilizadas na RAM praticamente todo o ano para uma diversidade de atividades como banhos, convívio, lazer, prática desportiva, meditação, trabalho científico, realização de eventos culturais. Nesse sentido, através desta divulgação, pretende-se promover uma maior consciencialização dos usos e potencialidades destas áreas e fomentar a sua preservação, para que todos nós assim como as gerações futuras possam …. ir a banhos.

Para mais informação sobre as Águas Balneares 2019 clique aqui.