Pesquisar

Renovação da Rede de Estações Permanentes GNSS

O Governo Regional procedeu à renovação da Rede de Estações Permanentes GNSS da Região Autónoma da Madeira (REPGRAM), que tem como função principal fornecer maior rigor às coordenadas obtidas pelos recetores GPS. 07-06-2022 Direção Regional do Ordenamento do Território
Renovação da Rede de Estações Permanentes GNSS

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através da Direção Regional do Ordenamento do Território, procedeu à renovação da Rede de Estações Permanentes GNSS da Região Autónoma da Madeira (REPGRAM), que tem como função principal fornecer maior rigor às coordenadas obtidas pelos recetores GPS.

 

Com a entrada em funcionamento da Estação do Paul da Serra, a rede regional passa a ser composta por 4 estações GNSS (Funchal, Santana, Paul da Serra e Porto Santo), permitindo servir convenientemente todo o território da Madeira e Porto Santo.

 

A renovação da rede, agora concluída, implicou a substituição dos equipamentos geodésicos existentes por modelos de última geração, capazes de utilizar um maior número de satélites, incluindo os do sistema europeu de navegação por satélite Galileo, e englobou a atualização dos softwares de controle e disponibilização da informação, tornando a sua utilização amigável e eficaz.

 

A REPGRAM disponibiliza um serviço on-line permanente de observação GNSS, baseado nas 4 estações agora renovadas, que permite fornecer correções em tempo real ao sinal de GPS e obter dados para pós-processamento, que são fundamentais na precisão dos equipamentos que utilizam posicionamento por métodos GNSS, nomeadamente no âmbito da investigação científica ou da monitorização ambiental e de infraestruturas.

 

Através do registo no site https://repgram.madeira.gov.pt é possível obter o acesso ao estado e qualidade das estações, efetuar o descarregamento de dados de observação atuais e históricos, com 10 segundos de intervalo (ou outras cadências a pedido), efetuar a execução de cálculo de pós-processamento dos dados GNSS e correção diferencial via GSM e internet.

 

No sentido de melhorar a interoperabilidade com a rede nacional e europeia, a Direção Regional do Ordenamento do Território tem em curso a candidatura à integração das estações regionais na EUREF - Rede Europeia GNSS e está em contactos com a Direção Geral do Território, tendo em vista o reforço da presença das estações regionais na Rede Nacional de Estações Permanentes GNSS (ReNEP).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.