Pesquisar

Novo Modelo de Cuidados de Longa Duração é debatido hoje na Assembleia Legislativa Regional

O Diploma pioneiro a nível nacional - e até europeu - coloca o Governo Regional alinhado com as recomendações da União Europeia sobre a Estratégia dos Cuidados de Longa Duração e com as recomendações do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. 27-04-2023 Direção Regional Para As Políticas Públicas Integradas e Longevidade
Novo Modelo de Cuidados de Longa Duração é debatido hoje na Assembleia Legislativa Regional

Novo Modelo de Cuidados de Longa Duração é  debatido hoje na Assembleia Legislativa Regional pelas Secretarias Regionais da Saúde e Proteção Civil e de Inclusão Social e Cidadania. 

 

O diploma que define o regime jurídico dos CLD, segue as premissas orientadoras da Organização Mundial da Saúde, no que se refere ao envelhecimento saudável e coloca o Governo Regional alinhado com as recomendações da União Europeia sobre a Estratégia dos Cuidados de Longa Duração e com as recomendações do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

 

Com a implementação deste diploma, o Governo Regional pretende revisitar o financiamento e o equilíbrio proporcional com a despesa em cuidados, exigindo um plano regional de longa duração que privilegia as intervenções de proximidade no domicílio e permite aumentar a eficácia das respostas nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção.

 

Relembre-se que a Coordenação Estratégica e Técnica da REDE é assegurada pela Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade (DRPPIL), que está sob a tutela da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.

 

Leia na íntegra a Entrevista de Ana Clara Silva, Diretora Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, em anexo.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.