Pesquisar

Madeira participou nas Jornadas Académicas de Enfermagem das Ilhas da Macaronésia

Ana Clara Silva representou a Madeira nas Jornadas de Enfermagem que se realizaram na Gran Canária 19-05-2023 Direção Regional Para As Políticas Públicas Integradas e Longevidade
Madeira participou nas Jornadas Académicas de Enfermagem das Ilhas da Macaronésia

Sob a temática 'Enfermeiros Unidos: Uma Força para a Saúde Global', Gran Canária recebeu centenas de estudantes e professores de Instituições de ensino de Enfermagem das ilhas Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde, com o objectivo de partilhar experiências, apresentar trabalhos académicos e debater sobre os desafios do sector.

 

Será a época pós-covid 19, agora que foi declarada o fim da Emergência de Saúde Pública de importância Internacional, um catalisador para a mudança ou vamos voltar aos velhos padrões anteriores, em busca do conforto que o conhecimento prévio nos dá, mesmo que se reconheça alguma ineficácia e insustentabilidade no tempo?” foi a questão lançada por Ana Clara Silva no início da sua intervenção, em representação da Direcção Regional das Políticas da Longevidade.

 

De acordo com informações enviadas pela Secretaria Regional de Saúde, a directora regional afirmou que “uma das lições que aprendemos com a pandemia Covid19 é que as intervenções de autogestão/autocuidado, são demasiado importantes para serem deixadas ao improviso e devem ser incorporadas nos cuidados de saúde de rotina”.

 

Ana Clara Silva realçou a importância da abordagem da entidade teórica e operacional que é o Cuidado, incluindo a dimensão Autocuidado, o qual integra os comportamentos de saúde, e que deve ser assumido como um determinante de saúde e como um instrumento promotor de Saúde Pública.

 

Na ocasião, enfatizou também a necessidade de se adaptarem novos modelos assistenciais, nas Regiões UltraPeriféricas e, em especial na Macaronésia.

 

O evento teve lugar nos dias 9 e 10 de Maio e foi organizado por instituições de ensino de renome da Macaronésia, nomeadamente, a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a Escola Superior de Enfermagem São José de Clunny da Madeira, a Universidade dos Açores e a Universidade de Santiago de Cabo Verde.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.