Pesquisar
Roteiro Erasmus+ Educação e Formação | A Educação de AdultosRoteiro Erasmus+ Educação e Formação | A Educação de AdultosNo próximo dia 9 de maio, vai realizar-se na na Escola Secundária Jaime Moniz um evento de divulgação do programa ERAMUS+ e a educação dos adultos, uma organização da Agência Nacional Erasmus+ EF
Dignidade dos Idosos é desafio do Estado e da SociedadeDignidade dos Idosos é desafio do Estado e da SociedadeDeclarações de Ana Clara Silva à margem do evento promovido pela Garouta do Calhau :"Os Novos Velhos".
DRPPIL subescreve a Carta Portuguesa para a Saúde RelacionalDRPPIL subescreve a Carta Portuguesa para a Saúde RelacionalA Carta Portuguesa para a Saúde Relacional conta com diversas entidades públicas e privadas nacionais e tem como objetivo promover uma cultura de saúde centrada nas relações entre as pessoas, reconhecendo o seu papel fundamental na prevenção, no tratamento e na recuperação da saúde.
Feliz Páscoa!Feliz Páscoa!A vivência da Páscoa representa uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre as nossas tradições e rituais, como pontes de diálogo entre as gerações e reforço dos laços comunitários.
A Solidão não desejada e o Isolamento social – uma nova epidemia com impacto na Longevidade.A Solidão não desejada e o Isolamento social – uma nova epidemia com impacto na Longevidade.Ana Clara Silva escreve artigo para a HealthNews -Jornalismo de Saúde, sobre esta realidade.
Madeira em destaque no relatório do International Longevity Centre- United KingdomMadeira em destaque no relatório do International Longevity Centre- United KingdomNo passado dia 21 de fevereiro, realizou-se o 5º Fórum UK-Portugal sobre Envelhecimento Saudável, uma iniciativa da Embaixada Britânica em Lisboa, em parceria com a NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas e o Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Centre, no qual participou a Diretora Regional para as Políticas de Longevidade, Ana Clara Silva.
Região terá programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascularRegião terá programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascularA assinatura do protocolo vai realizar-se dia 14 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro de Estudos e História do Atlântico.
Ana Clara Silva marca presença na rubrica “Hora 10”, na Antena1Ana Clara Silva marca presença na rubrica “Hora 10”, na Antena1O Estudo, em curso, sobre a Literacia em Saúde, foi o tema em destaque
Prazo de resposta ao inquérito de Literacia em Saúde alargado até 15 de fevereiro Prazo de resposta ao inquérito de Literacia em Saúde alargado até 15 de fevereiro É reformado? Precisamos da sua colaboração!
Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil promove estudo sobre Literacia em Saúde e Literacia Digital em Saúde nas pessoas reformadasSecretaria Regional da Saúde e Proteção Civil promove estudo sobre Literacia em Saúde e Literacia Digital em Saúde nas pessoas reformadas“Quanto sabem os mais velhos sobre a sua saúde?”
VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVOVOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVOA Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, deseja a todos Boas festas e um Ano Novo cheio de vitalidade!
Madeira é destaque no 10.º Congresso sobre Envelhecimento Ativo e Saudável em CoimbraMadeira é destaque no 10.º Congresso sobre Envelhecimento Ativo e Saudável em CoimbraO evento ocorreu no dia 12 de dezembro e contou com a presença de Ana Clara Silva.
Ana Clara Silva, profere Palestra sobre o Futuro e a Longevidade com Saúde, no âmbito das II Jornadas da ADNME-RAMAna Clara Silva, profere Palestra sobre o Futuro e a Longevidade com Saúde, no âmbito das II Jornadas da ADNME-RAMAs Jornadas da ADNME-RAM decorreram no dia 30 de novembro, na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal.
Ana Clara Silva aborda o  tema do Envelhecimento Social, na Conferência "Longevidade com qualidade e saúde",no âmbito da Expo-SéniorAna Clara Silva aborda o tema do Envelhecimento Social, na Conferência "Longevidade com qualidade e saúde",no âmbito da Expo-SéniorA Expo Sénior , uma organização da Câmara Municipal do Funchal, decorreu entre os dias 26 e 29 de outubro, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. A Diretora Regional foi convidada a integrar o painel da Conferência "Longevidade com qualidade e saúde", na qual participaram ainda o Exmo. Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Dr. Pedro Ramos,e, o Professor Rui Cunha, professor da Universidade da Madeira.
Ana Clara Silva participou no V Painel: Futuro: Unidade de Cuidados Continuados (UCC) ou Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)Ana Clara Silva participou no V Painel: Futuro: Unidade de Cuidados Continuados (UCC) ou Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)Nos dias 12 e 13 de outubro, teve lugar o Congresso mais social 2023, uma iniciativa do Centro Social e Paroquial do Carmo, no Museu da Imprensa da Madeira, uma iniciativa que teve por objetivo o debate sobre as questões cruciais que envolvem a economia social. A Diretora Regional foi convidada pela organização para integrar o V Painel e abordar a questão: " Qual o futuro: Unidade de Cuidados Continuados (UCC) ou Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)?”.
A DRPPIL participou em Reunião da Organização Mundial da Saúde(OMS) A DRPPIL participou em Reunião da Organização Mundial da Saúde(OMS) A OMS organizou, em colaboração com a DGS, o Regional Summit on policy innovation for healthy ageing in the WHO European Region, que decorreu em Lisboa, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento contou com a presença de 120 peritos de 52 países, entre os quais, a Diretora Regional para as Politicas Públicas de Longevidade, os quais assinaram a "Declaração de Lisboa".
Prémio de Boas Práticas em Saúde promove proximidade entre Continente e Regiões AutónomasPrémio de Boas Práticas em Saúde promove proximidade entre Continente e Regiões AutónomasO HealthNews ouviu esta terça-feira a Madeira através de Regina Rodrigues e Ana Clara Silva. Ambas disseram que a Região Autónoma tem uma participação forte no Prémio de Boas Práticas em Saúde, que foi atribuído no dia 24 de outubro.
Portaria n.º 818/2023 de 13 de outubro Portaria n.º 818/2023 de 13 de outubro Procede à quarta alteração à Portaria n.º 234/2018, de 20 de julho, alterada pelas Portarias n.ºs 424/2019, de 25 de julho; 783/2020, de 4 de dezembro e 376/2022, de 19 de julho, esta última retificada pela Declaração de Retificação n.º 30/2022, de 14 de outubro, que define a coordenação e composição da Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma da Madeira (REDE), e estabelece as condições de instalação e funcionamento a que devem obedecer as unidades e equipas que a integram.
Madeira levou Políticas de Saúde e Longevidade ao Global Health ForumMadeira levou Políticas de Saúde e Longevidade ao Global Health ForumGlobal Health Forum realizou-se nos dias 29 e 30 de setembro em Lisboa.
Ana Clara Silva participa no Observatório do DN e fala-nos de IdadismoAna Clara Silva participa no Observatório do DN e fala-nos de IdadismoDeclara que "Todos nós conhecemos situações de discriminação pela idade"
Abertura de Aviso para a Criação de novos lugares em resposta de internamento nas diferentes tipologias de Cuidados Continuados Integrados Abertura de Aviso para a Criação de novos lugares em resposta de internamento nas diferentes tipologias de Cuidados Continuados Integrados Aviso n.º 02 - C01-i05.01.RAM - Expansão, Desenvolvimento e melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados
Presidente da Associação STOP IDADISMO deixa mensagem à DRPPILPresidente da Associação STOP IDADISMO deixa mensagem à DRPPILVeja aqui a intervenção assíncrona do Dr. José Carreira, Presidente da Associação STOP IDADISMO
Sessão Pública de Apresentação de Resultados do Inquérito - Campanha Mundial de Combate ao IdadismoSessão Pública de Apresentação de Resultados do Inquérito - Campanha Mundial de Combate ao IdadismoDia 20 de setembro pelas 11:30 horas no Auditório do Museu da Eletricidade.
Governo Regional abre em breve concurso para 418 lugares na Rede de Cuidados ContinuadosGoverno Regional abre em breve concurso para 418 lugares na Rede de Cuidados ContinuadosConselho de Governo aprova Resolução que autoriza a abertura de concurso para a criação de nova tipologias em cuidados Continuados num total de 418 lugares
28,7 Milhões suportam REDE nos últimos 4 anos28,7 Milhões suportam REDE nos últimos 4 anosNeste período a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados prestou apoio a 965 utentes.
Mais de 900 pessoas aderiram ao inquérito sobre o Idadismo na RegiãoMais de 900 pessoas aderiram ao inquérito sobre o Idadismo na RegiãoUma iniciativa da Direção Regional das Políticas de Longevidade, lançada no passado dia 2 de junho, no âmbito da Campanha Regional de Combate ao Idadismo, sob o slogan “VIVA100IDADE”.
Madeira vai integrar a lista dos Membros fundadores da Cidade da Longevidade e a Comunidade de Personalidades Pioneiras na área da Longevidade SaudávelMadeira vai integrar a lista dos Membros fundadores da Cidade da Longevidade e a Comunidade de Personalidades Pioneiras na área da Longevidade SaudávelFoi o compromisso assumido pela Direção regional das Poiticas Longevidade no UK National Innovation Centre for Ageing
Região releva as boas práticas na Governação dedicada à longevidade na 1ª Conferência Global sobre Cidades da LongevidadeRegião releva as boas práticas na Governação dedicada à longevidade na 1ª Conferência Global sobre Cidades da LongevidadeAna Clara Silva marcou presença na 1ª Conferência Global sobre Cidades da Longevidade
Sessão Pública de Apresentação Sessão Pública de Apresentação Regulamento de atribuição de apoios financeiros para a concretização dos investimentos na REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS da RAM, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, 2021-2026
Portaria n.º 438/2023 de 26 de julho Portaria n.º 438/2023 de 26 de julho Aprova o Regulamento de Atribuição de Apoios Financeiros para a Concretização dos Investimentos na Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma da Madeira previstos no Plano de Recuperação e Resiliência.
Governo Regional promove Sessão Pública de Apresentação do Regulamento de atribuição dos apoios financeiros previstos no Plano de Recuperação e Resiliência 21-26 para a concretização do investimeGoverno Regional promove Sessão Pública de Apresentação do Regulamento de atribuição dos apoios financeiros previstos no Plano de Recuperação e Resiliência 21-26 para a concretização do investimeA Sessão realizar-se-á no Salão Nobre do Governo Regional no dia 28 de junho pelas 11:00 horas.
Ana Clara Silva fala sobre a ação diagnóstica que decorre no âmbito da Campanha Contra o idadismoAna Clara Silva fala sobre a ação diagnóstica que decorre no âmbito da Campanha Contra o idadismoNum espaço televisivo proporcionado pela RTP Madeira
Direção Regional das Políticas de Longevidade apela à participação da População na resposta ao Inquérito sobre o IdadismoDireção Regional das Políticas de Longevidade apela à participação da População na resposta ao Inquérito sobre o IdadismoUma iniciativa que se insere na campanha contra o Idadismo, sob o slogan 'Viva100Idade'.
Decreto Legislativo Regional n.º 21/2023/M de 13 de junho Decreto Legislativo Regional n.º 21/2023/M de 13 de junho Aprova o regime jurídico do modelo de cuidados de longa duração da Região Autónoma da Madeira
“Rede colaborativa” é fundamental para lidar com o novo cenário demográfico“Rede colaborativa” é fundamental para lidar com o novo cenário demográficoAna Clara Silva, foi uma das oradoras do VII Encontro de Idosos – ‘Os novos Velhos’, organizado pela ‘Garouta do Calhau
O que é o Idadismo? O que é o Idadismo? Preencha o inquérito on-line e ajude-nos a perceber!
Direção Regional participa em vários eventos nacionais e internacionais dedicados à LongevidadeDireção Regional participa em vários eventos nacionais e internacionais dedicados à LongevidadeProjeto Regional de Políticas de Governação Integrada da Longevidade enaltecido, ao nível nacional e internacional
Madeira participou nas Jornadas Académicas de Enfermagem das Ilhas da MacaronésiaMadeira participou nas Jornadas Académicas de Enfermagem das Ilhas da MacaronésiaAna Clara Silva representou a Madeira nas Jornadas de Enfermagem que se realizaram na Gran Canária
Ana Clara Silva presente no programa EM ENTREVISTA, um espaço televisivo proporcionado pela RTP MadeiraAna Clara Silva presente no programa EM ENTREVISTA, um espaço televisivo proporcionado pela RTP MadeiraUm momento de literacia sobre Longevidade que pode rever aqui.
"Cuidados de Longa Duração, uma politica integrada de Longevidade", debatido no Congresso Insular de Enfermagem"Cuidados de Longa Duração, uma politica integrada de Longevidade", debatido no Congresso Insular de EnfermagemO Congresso Insular de Enfermagem reuniu mais de 300 profissionais e decorreu na Ilha do Porto Santo, entre 27 e 29 de abril.
Novo Modelo de Cuidados de Longa Duração é debatido hoje na Assembleia Legislativa RegionalNovo Modelo de Cuidados de Longa Duração é debatido hoje na Assembleia Legislativa RegionalO Diploma pioneiro a nível nacional - e até europeu - coloca o Governo Regional alinhado com as recomendações da União Europeia sobre a Estratégia dos Cuidados de Longa Duração e com as recomendações do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
REDE Cuidados Continuados com nova Identidade VisualREDE Cuidados Continuados com nova Identidade VisualA nova imagem da REDE, quer intensificar a perceção positiva da população no sistema de Cuidados Continuados Integrados.
Centro Internacional pretende integrar projetos de Longevidade na Região da MacaronésiaCentro Internacional pretende integrar projetos de Longevidade na Região da MacaronésiaProposta apresentada por Ana Clara Silva, na primeira Cimeira Sobre o Futuro dos Sistemas de Saúde de Atlântico Médio, conta com o apoio do Governo Regional
Rede de Cuidados Continuados Integrados quer melhorar a qualidade de vida do Cuidador Informal da Pessoa DependenteRede de Cuidados Continuados Integrados quer melhorar a qualidade de vida do Cuidador Informal da Pessoa DependenteA Direção Regional das Politicas de Longevidade integra o Grupo de trabalho para revisitar o Estatuto do Cuidador Informal e pretende melhorar a qualidade de vida do Cuidador Informal.
Madeira presente em Evento Internacional sobre a Longevidade em LisboaMadeira presente em Evento Internacional sobre a Longevidade em LisboaA presença do Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, mediante a Direção das Políticas de Longevidade representada por Ana Clara Silva, permitiu ampliar a networking da Direção Regional.
Direção das Políticas de Longevidade lança Campanha contra o IdadismoDireção das Políticas de Longevidade lança Campanha contra o IdadismoA Direção das Políticas da Longevidade, enquanto organismo definidor estratégico que se dedica exclusivamente aos desafios da longevidade e do envelhecimento, tem vindo a acompanhar, interpretar e implementar as orientações relativas à Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, e, vai “abraçar” o desafio da OMS, lançando, em breve, uma Campanha Contra o Idadismo.
Cuidados Continuados - Diagnóstico Clínico, Diagnóstico Funcional e Diagnóstico Social do Utente Integrados numa Única Ferramenta DigitalCuidados Continuados - Diagnóstico Clínico, Diagnóstico Funcional e Diagnóstico Social do Utente Integrados numa Única Ferramenta DigitalVerbas apoiadas pelo PRR 21-26, vão permitir implementar Sistema de Informação e Gestão para a Rede de Cuidados Continuados Integrados
DRPPIL empenhada em contribuir para o desenvolvimento de uma Região que cuida de todos com dign(idade)DRPPIL empenhada em contribuir para o desenvolvimento de uma Região que cuida de todos com dign(idade)A DRPPIL desenvolveu um modelo global de dados, um instrumento conceptual, de análise de informação que, permite apreciar o processo de envelhecimento coletivo e ainda produzir evidências, técnicas e científicas, de apoio a medidas estratégicas que acolham o respeito pela diversidade considerável que existe, na forma como as pessoas envelhecem.
MODELO GLOBAL DE DADOSMODELO GLOBAL DE DADOSClique no documento anexo para visualizar o Esquema do MODELO GLOBAL DE DADOS da Direção Regional para as Politicas Publicas Integradas e Longevidade
Transição da Direção Regional da Longevidade refletida na orgânica da Saúde Transição da Direção Regional da Longevidade refletida na orgânica da Saúde Através do Decreto Regulamentar Regional n.º 5/2023/M, publicado hoje, no Diário da República Eletrónico, fica concluída a transição da Direção Regional da Longevidade para a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.
Direção Regional da Longevidade deixou mensagem no Dia Mundial do CancroDireção Regional da Longevidade deixou mensagem no Dia Mundial do CancroA Direção Regional das Politicas Publicas Integradas de Longevidade (DRPPIL), a propósito do Dia Mundial do Cancro, apoiou e participou em várias iniciativas, que se realizaram por toda a Região, que este ano decorreu sob o tema "Por Cuidados Mais Justos".
Evento nacional enalteceu iniciativa do Governo Regional com a Criação da Direção das Políticas de Longevidade, na conferência promovida pelo ExpressoEvento nacional enalteceu iniciativa do Governo Regional com a Criação da Direção das Políticas de Longevidade, na conferência promovida pelo ExpressoAna Clara Silva sublinhou ainda a importância de criar uma Estratégia Regional para o Ecossistema da Longevidade que será o chapéu de desenvolvimento de várias iniciativas como a elaboração do Mapa Cognitivo Coletivo da Longevidade, na conferência promovida pelo Expresso
A DRPPIL aposta na realização de um estudo de caracterização do Capital Humano da REDEA DRPPIL aposta na realização de um estudo de caracterização do Capital Humano da REDEA Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, no âmbito da sua função de Governação do Sistema Regional de Saúde, quer alcançar a maior congruência entre competências, conhecimentos e habilidades e os diferentes níveis de cuidados que são prestados na REDE.
A DRPPIL aposta no desenvolvimento de um Website dedicado à Rede de Cuidados Continuados da RAMA DRPPIL aposta no desenvolvimento de um Website dedicado à Rede de Cuidados Continuados da RAMO desenvolvimento deste Website é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026 (PRR) e está incluído como projeto do Sub-Investimento C01-i05-RAM – Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM.
Governo Regional investiu mais de 10 Milhões em Cuidados Continuados Integrados no ano de 2022Governo Regional investiu mais de 10 Milhões em Cuidados Continuados Integrados no ano de 2022A REDE, cuja Coordenação Estratégica e Técnica é assegurada pela DRPPIL tem se mostrado como uma medida eficaz à pressão exercida pelos internamentos hospitalares de pessoas em situação de alta clínica, respondendo igualmente a situações de índole social que não têm outra alternativa de resposta.
Da Estratégia Europeia de Prestação de Cuidados para Cuidadores e Beneficiários de Cuidados aos Planos de Ação Nacionais para os Cuidados de Longa DuraçãoDa Estratégia Europeia de Prestação de Cuidados para Cuidadores e Beneficiários de Cuidados aos Planos de Ação Nacionais para os Cuidados de Longa DuraçãoArtigo elaborado por Ana Clara Silva, Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO 2023FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO 2023A Direção Regional para as Politicas Públicas e Longevidade deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo 2023
Ana Clara Silva no Programa "Madeira Viva" da RTP Madeira, aborda o Tema IDADISMOAna Clara Silva no Programa "Madeira Viva" da RTP Madeira, aborda o Tema IDADISMONum espaço televisivo, proporcionado pela RTP-Madeira, Ana Clara Silva aborda o combate ao Idadismo, enquanto ação prioritária da Agenda da Década do Envelhecimento Saudável, 2021-2030 da ONU/OMS.
A Direção Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade no II Foro Envejecimiento em MadridA Direção Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade no II Foro Envejecimiento em MadridNos passados dias 19 e 20 de outubro de 2022, a DRPPIL participou, através da Direção de Serviços de Estratégia, Planeamento e Avaliação (DSEPA) no II Fórum de Envelhecimento, promovido pela Fundación Edad & Vida
Assinala-se o Dia Mundial da Terceira Idade a 28 de outubro. O Observatório do Diário de Notícias da Madeira colocou 2 questões a Ana Clara Silva.Assinala-se o Dia Mundial da Terceira Idade a 28 de outubro. O Observatório do Diário de Notícias da Madeira colocou 2 questões a Ana Clara Silva.Este dia visa sensibilizar a sociedade para que proteja e cuide da população idosa. O Observatório do Diário de Notícias da Madeira, debruçou-se sobre este Tema e, nesse âmbito lançou, 2 questões à Diretora Regional, Ana Clara Silva.
1º Simpósio do Projeto CUIDAPROSM a 25 de outubro1º Simpósio do Projeto CUIDAPROSM a 25 de outubroAna Clara Silva será oradora no 1º Simpósio do Projeto CUIDAPROSM, subordinado ao tema "Promoção da Saúde Mental positiva dos Familiares Cuidadores"
A População Empregada está a envelhecer!A População Empregada está a envelhecer!Entre 1986 e 2021, num horizonte de 35 anos, em Portugal, a classe trabalhadora envelheceu. Em 2021, 51% destes trabalhadores apresentou 45 anos ou mais, refletindo um aumento de 16%, quando confrontado com os valores de 1986 (35%).
8º GOLDEN AGE GYM FESTIVAL é promovido pela Camara Municipal da Madeira (CMF)8º GOLDEN AGE GYM FESTIVAL é promovido pela Camara Municipal da Madeira (CMF)A Direção Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade esteve presente na Cerimónia e Abertura da Golden Age Madeira, evento promovido pela CMF e decorre entre 2 e 7 de outubro
Dia Mundial do Turismo 2022, “Repensar o Turismo no Ecossistema da Longevidade”Dia Mundial do Turismo 2022, “Repensar o Turismo no Ecossistema da Longevidade”No âmbito do Dia Mundial do Turismo 2022, a DRPPIL elaborou um documento com o seu contributo refletivo denominado "Repensar o Turismo no Ecossistema da Longevidade"
Funchal investe 135 mil euros no maior festival europeu de ginástica para maiores de 50 anosFunchal investe 135 mil euros no maior festival europeu de ginástica para maiores de 50 anosDe 2 a 7 de outubro, o Funchal recebe, pela primeira vez, aquela que será a 8ª edição do Golden Age Gym Festival (GAGF), festival europeu de ginástica para maiores de 50 anos.
862 Novas Camas para Cuidados Continuados Integrados até 2026862 Novas Camas para Cuidados Continuados Integrados até 2026O Governo Regional da Madeira aprovou o Plano de Ação da Rede de Cuidados Continuados Integrados para o Biénio 2022-2023
Longevidade: o Caso de Estudo na Madeira!Longevidade: o Caso de Estudo na Madeira!A DRPPIL é caso único em Portugal e na Europa. É o primeiro organismo governamental que se dedica exclusivamente aos desafios da Longevidade e do Envelhecimento.
Ana Clara Silva presente na V Jornada Hospitaleiras de Saúde Mental, sob o tema: “Envelhecer é um “Cabo das Tormentas”?! Que respostas?”Ana Clara Silva presente na V Jornada Hospitaleiras de Saúde Mental, sob o tema: “Envelhecer é um “Cabo das Tormentas”?! Que respostas?”O evento realizar-se-á no próximo dia 23 de setembro no auditório Bento Menni na Casa de Saúde Câmara Pestana.
XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde PrimáriosXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde PrimáriosSob o tema: "Perspetiva da Região Autónoma da Madeira", Ana Clara Silva é oradora no XX Encontro Nacional da APECSP
A DRPPIL na qualidade de Coordenador Técnico do Sub-Investimento C01-i05-m01 do PRR no Telejornal da RTP MadeiraA DRPPIL na qualidade de Coordenador Técnico do Sub-Investimento C01-i05-m01 do PRR no Telejornal da RTP MadeiraAna Clara Silva fala sobre o Projeto - Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM, PRR, no telejornal da RTP-Madeira
A DRPPIL mencionada na Revista Marketeer, na edição especial sobre o Tema "SILVER ECONOMY"A DRPPIL mencionada na Revista Marketeer, na edição especial sobre o Tema "SILVER ECONOMY"Na revista Marketeer, cuja edição especial, aborda o tema "Silver Economy", a CEO 40+Lab, Ana João Sepúlveda, expert em Economia da Longevidade e em Envelhecimento Sustentado, afirma que a economia da longevidade já faz parte da estratégia de desenvolvimento de vários países e regiões e, em Portugal, a Madeira já possui uma Direção Regional dedicada ao tema da Longevidade, a DRPPIL.
BANNER "Pela Longevidade Positiva"BANNER "Pela Longevidade Positiva"A DRPPIL assume o Lema: PELA LONGEVIDADE POSITIVA!
Em entrevista ao DIÁRIO, Ana Clara Silva destaca que cumprir o Pilar Europeu dos Direitos Sociais é uma prioridade para a Região Autónoma da MadeiraEm entrevista ao DIÁRIO, Ana Clara Silva destaca que cumprir o Pilar Europeu dos Direitos Sociais é uma prioridade para a Região Autónoma da MadeiraA primazia aos Cuidados de Longa Duração e o objetivo de cumprir o Pilar Europeu dos Direitos Sociais foram alguns dos temas predominantes da entrevista da Diretora Regional.
Resumo Executivo do Plano de Implementação de 2020-2021 e a Ação para o Biénio 2022-2023Resumo Executivo do Plano de Implementação de 2020-2021 e a Ação para o Biénio 2022-2023Contributo para a Economia da Longevidade e para a Eficiência Financeira do Sistema Regional de Saúde
Plano de Ação da Rede de Cuidados Continuados para o Biénio 2022-2023Plano de Ação da Rede de Cuidados Continuados para o Biénio 2022-2023O conjunto de ações a implementar conducentes à concretização das medidas major identificadas na Estratégia de Cuidados Continuados Integrados da RAM 2021-2026, aprovada pela Resolução n.º 1070/2021, publicada no JORAM, I Série, Número 197, de 2 de novembro, constam de Planos de Ação de periodicidade bianual, aprovados por Resolução do Conselho do Governo.
Quadro de Referência da Estratégia Regional para o Ecossistema da LongevidadeQuadro de Referência da Estratégia Regional para o Ecossistema da LongevidadeApresentamos no Esquema em anexo o Quadro de Referência que abrange os níveis estratégico, tático e operacional da Estratégia Regional para o Ecossistema da Longevidade (EREL)
Aprovada por maioria a Proposta de Decreto Legislativo Regional que estabelece as condições necessárias à concretização dos Investimentos previstos no Plano do PRR para a REDE de Cuidados Continuados IntegradosAprovada por maioria a Proposta de Decreto Legislativo Regional que estabelece as condições necessárias à concretização dos Investimentos previstos no Plano do PRR para a REDE de Cuidados Continuados IntegradosO diploma que estabelece as condições necessárias à concretização dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa Regional
A Urgente Reforma dos Cuidados de Longa Duração em Portugal – Recuperação, Resiliência e EquidadeA Urgente Reforma dos Cuidados de Longa Duração em Portugal – Recuperação, Resiliência e EquidadeO artigo de Ana Clara Silva publicado hoje na edição on-line da Health News realça a importância de reformas politicas para o desenvolvimento de Cuidados de Longa Duração sustentáveis e do acesso universal a serviços de qualidade para as pessoas com este tipo de necessidades.
Envelhecer? Temos de pensar nisto enquanto é tempoEnvelhecer? Temos de pensar nisto enquanto é tempoA criação da Direção Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade do Governo Regional da Madeira, mencionada como um dos exemplos nacionais que preparam o futuro na Longevidade no semanário Expresso.
Ana Clara Silva escreve sobre o Envelhecimento e o Acesso aos Cuidados de Longa Duração - Parte IIAna Clara Silva escreve sobre o Envelhecimento e o Acesso aos Cuidados de Longa Duração - Parte IIComprovado o esforço na provisão de Cuidados de Longa Duração pelos Sistemas de Saúde e de Ação Social, são inúmeras as vozes que se juntam para clamar a importância da reforma do Sistema de Cuidados de Longa Duração em Portugal.
Ana Clara Silva escreve sobre o Envelhecimento e o Acesso aos Cuidados de Longa Duração - Parte IAna Clara Silva escreve sobre o Envelhecimento e o Acesso aos Cuidados de Longa Duração - Parte IA Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade foca o 18º Principio definido pela Comissão Europeia, através de uma Comunicação ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões no passado dia 3 de maio e, refere que o envelhecimento e o acesso aos Cuidados de Longa Duração são uma prioridade das RUP.
Criação de Task-Force para a Coordenação dos Cuidados de Longa Duração e LongevidadeCriação de Task-Force para a Coordenação dos Cuidados de Longa Duração e LongevidadeA Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade integra a Task-Force para a Coordenação dos Cuidados de Longa Duração e Longevidade, constituída através da Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 571/2022, de 15 de junho
Ana Clara Silva integra a Comissão Científica do "Prémio de Boas Práticas em Saúde"Ana Clara Silva integra a Comissão Científica do "Prémio de Boas Práticas em Saúde"O Prémio de Boas Práticas em Saúde® (PBPS) é uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, IP, as cinco Administrações Regionais de Saúde e, ainda, as Direções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira, abrangendo todo o território nacional.
IV Encontro do Serviço Social da Saúde - Intervenção Social em Saúde em todo o Ciclo de VidaIV Encontro do Serviço Social da Saúde - Intervenção Social em Saúde em todo o Ciclo de VidaAna Clara Silva foi convidada a participar no IV Encontro do Serviço Social da Saúde. "Politicas Públicas Integradas/Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do Envelhecimento Populacional: Que desafios?" será o tema que irá abordar no referido evento.
Ana Clara Silva esteve presente no Programa "Madeira Viva" da RTP MadeiraAna Clara Silva esteve presente no Programa "Madeira Viva" da RTP MadeiraA Diretora Regional para as Politicas Públicas integradas e Longevidade participou no programa "Madeira Viva" no passado dia 25 de maio e abordou diversas temáticas, no âmbito das competências e atribuições da Direção Regional que dirige.
Ana Clara Silva dá entrevista à Antena 1, Programa "Hora 10, Marta Cília " Conversa com... "Ana Clara Silva dá entrevista à Antena 1, Programa "Hora 10, Marta Cília " Conversa com... "A Diretora Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade dá destaque à criação da DRPPIL como um instrumento de Governação alinhado com os objetivos da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030
Dr. Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil destaca a importância da criação da DRPPIL na I Conferência de BioéticaDr. Pedro Ramos, Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil destaca a importância da criação da DRPPIL na I Conferência de BioéticaNa I Conferência de Bioética que versou o tema "Dignidade em cada ruga: as fragilidades do envelhecimento", o Dr. Pedro Ramos refere que "há idosos que têm saudades de sorrir" e destaca a importância da criação da DRPPIL
GUIÃO RESUMO: PRR 21-26 Investimento RE-C01-i05-RAM - Coordenação Técnica do Sub-Investimento: Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAMGUIÃO RESUMO: PRR 21-26 Investimento RE-C01-i05-RAM - Coordenação Técnica do Sub-Investimento: Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAMConsulte aqui o Guião Resumo do Sub-Investimento C01-i05.01 - Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados elaborado pela DRPPIL
Desigualdades e LongevidadeDesigualdades e LongevidadeA Direção Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade (DRPPIL) participou na reunião de trabalho de Acompanhamento e Monitorização da Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza 2021-2030 e destacou a importância de assegurar a Monitorização das Desigualdades e Longevidade
RECAP on Health SummitRECAP on Health SummitA Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade participou na Tertúlia on line no Linked In, no âmbito da III edição da Cimeira das Regiões de Saúde
Quer ser Empreendedor da REDE de Cuidados Continuados Integrados?Quer ser Empreendedor da REDE de Cuidados Continuados Integrados?Consulte aqui os requisitos legais para ser Empreendedor da Rede de Cuidados Continuados Integrados e tenha acesso à legislação que compõe o regime jurídico aplicável à Constituição, Organização e Funcionamento da Rede e ainda à Minuta de Contrato-Programa para Unidades de Longa Duração e Manutenção
Matriz de Caracterização dos Utentes Internados em Unidades de Internamento de Unidades de Longa Duração e ManutençãoMatriz de Caracterização dos Utentes Internados em Unidades de Internamento de Unidades de Longa Duração e ManutençãoNo âmbito  da avaliação do Plano de Implementação  da REDE para o Biénio 2020-2021 e preparação do Plano de Ação 2022-2023 da Estratégia Regional de Cuidados Continuados Integrados da RAM, foi possível realizar uma caracterização da população admitida e internada nas Unidades de Internamento de Longa Duração e Manutenção da REDE.
A DRPPIL esteve presente na 3ª Edição da Cimeira das Regiões de Saúde A DRPPIL esteve presente na 3ª Edição da Cimeira das Regiões de Saúde A 3ª Edição da Cimeira das Regiões de Saúde realizou-se nos dias 29 e 30 de março. Veja aqui a intervenção de Ana Clara Silva, Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade e o resumo da intervenção do Dr. Luís Pisco (Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa Vale e Tejo).
Ana Clara Silva, Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade participou na 3ª edição da FLU-SUMMIT Ana Clara Silva, Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade participou na 3ª edição da FLU-SUMMIT Esta iniciativa realizou-se no passado dia 9 de março, pelas 15:30 horas e juntou o jornal Expresso e a Sanofi.
Primeira Tranche do Plano de Recuperação e Resiliência na Madeira chega à área Social e à SaúdePrimeira Tranche do Plano de Recuperação e Resiliência na Madeira chega à área Social e à SaúdeA primeira tranche do PRR vai para a área social e da saúde, sendo que o primeiro investimento aprovado é a modernização e consolidação da REDE de Cuidados Continuados Integrados na RAM
Rede de Cuidados Continuados Integrados gera poupança de 36 milhões de euros para o Governo RegionalRede de Cuidados Continuados Integrados gera poupança de 36 milhões de euros para o Governo RegionalO Plano de Implementação da REDE permitiu criar 382 camas de Longa Duração e Manutenção e admitir 539 utentes a cuidados de Longa Duração e Manutenção. A REDE foi revisitada nestes últimos 2 anos como estrutura de inovação, qualidade e eficiência em Saúde e Apoio Social. É inquestionável a importância que esta REDE assumiu nos últimos 2 anos ao nível da prestação de Cuidados de Longa Duração e Manutenção.
44 mil idosos ajudam a repensar Cuidados Continuados Integrados44 mil idosos ajudam a repensar Cuidados Continuados IntegradosA nova Diretora Regional alerta para o significativo envelhecimento popular e refere que existem 44 mil idosos na Região o que obriga o repensar os Cuidados Continuados Integrados.
Governo Regional avança com Estratégia dos Cuidados Continuados IntegradosGoverno Regional avança com Estratégia dos Cuidados Continuados IntegradosNo próximo ano, o valor previsto na Rede será de 4.7 vezes superior ao registado em 2019. A Estratégia Regional de intervenção para a Rede de Cuidados Continuados baseia-se nas mais recentes evidências científicas e acompanha as recomendações dos organismos nacionais e internacionais, bem como se alinha com o Programa do XIII Governo Regional.
Região com mais 22 camas na Rede de Cuidados ContinuadosRegião com mais 22 camas na Rede de Cuidados ContinuadosHá no total 382 camas na Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região Autónoma da Madeira através da celebração de Contratos-Programa com diversas instituições
Manifesto Ibérico para apoio aos IdososManifesto Ibérico para apoio aos IdososA Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade desafiou a elaboração de um manifesto ibérico que consciencialize as organizações europeias quanto à criação de mecanismos de apoio financeiro ao funcionamento de respostas à população idosa.
Madeira integra 1º Congresso Iberico de Economia PlateadaMadeira integra 1º Congresso Iberico de Economia PlateadaA Diretora Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade, Ana Clara Silva, representará a Região no 1º Congresso Ibérico de Economia Plateada, que se realizará a 22 e 23 de Setembro, no Palácio de Congressos de Mérida, Extremadura.
Aposta Reforçada na Economia da LongevidadeAposta Reforçada na Economia da LongevidadeA Nova Direção Regional quer desenvolver politicas públicas para o envelhecimento da população e abrir oportunidades para o mercado da longevidade, através de uma estratégia diferenciada e antecipada face ao país.
Ana Clara Silva lidera nova Direção RegionalAna Clara Silva lidera nova Direção RegionalAo avançar com a criação da nova Direção Regional, a Madeira quer ser um exemplo nesta área e, cada vez mais, ser uma região promotora de uma longevidade positiva.
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.