A Secretária Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, presidiu este sábado, 18 de julho, à sessão de abertura da 11.ª edição do projeto Get.IN2.MED.SCL (Get into Medical School).
Promovida pela Associação Juvenil de Medicina da Madeira (AJEMed), a iniciativa tem como objetivo orientar, informar e inspirar jovens que ambicionam seguir uma carreira na área da Medicina, contribuindo para uma escolha vocacional mais esclarecida e consciente.
A sessão decorreu na Loja da Juventude do Funchal, um espaço da Direção Regional de Juventude (DRJ), representada na cerimónia pelo respetivo Diretor Regional, André Alves.
Também através da Direção Regional de Juventude, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem, a AJEMed tem vindo a reforçar a sua intervenção em toda a Região Autónoma da Madeira. Desde 2024, a associação desenvolve atividades nos 11 concelhos da Região, tendo já abrangido 3.154 participantes.
Entre as iniciativas promovidas destacam-se ações de sensibilização, rastreios, workshops, encontros, sessões de informação e formação, bem como outras atividades assentes em metodologias de educação não formal, integrando-se neste âmbito o projeto Get.IN2.MED.SCL (Get into Medical School).
Durante a sua intervenção, Paula Margarido reiterou que a AJEMed poderá continuar a contar com o apoio do Governo Regional na promoção de oportunidades de capacitação, orientação vocacional e participação cívica para os jovens madeirenses.
A governante sublinhou que este encontro «prepara-vos não apenas para entrar na universidade, mas também para assumir um compromisso com o conhecimento, com a responsabilidade e, acima de tudo, com a humanidade».
Dirigindo-se à Presidente da AJEMed, Mariana Coelho, e ao Coordenador da iniciativa, António Castanha, Paula Margarido enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação, estendendo o reconhecimento a toda a equipa que, de forma empenhada, tem contribuído para o sucesso deste projeto ao longo dos anos.
Perante uma plateia repleta de estudantes e futuros candidatos ao curso de Medicina, a Secretária Regional salientou ainda que «para além da competência técnica, estes jovens demonstram uma qualidade essencial para quem escolhe a Medicina: um profundo espírito humanista», acrescentando que «não há paliativo mais valioso do que a arte de saber cuidar».
O programa da 11.ª edição do Get.IN2.MED.SCL contou igualmente com as intervenções de Ricardo Gonçalves, psicólogo e Diretor do Gabinete do Ensino Superior (GES); de Mónica Jardim, médica especialista em Medicina Interna, em representação da Ordem dos Médicos; e da nutricionista Joana Abreu.
Ao longo da iniciativa foram abordadas diferentes dimensões relacionadas com os desafios do acesso e da frequência do ensino superior, havendo igualmente espaço para a partilha de experiências académicas por estudantes de Medicina de várias instituições de ensino superior nacionais.