POSEUR-02-1810-FC-000419 - Reforço das Estruturas de Contenção do Talude Sobranceiro ao Porto de Recreio da Calheta

A operação será financiada pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência na Utilização dos Recursos (POSEUR); Eixo Prioritário e Objetivo Temático: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; Prioridade de Investimento: A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes 14-03-2017 Planeamento, Recursos e Gestão de Obras Públicas
POSEUR-02-1810-FC-000419 - Reforço das Estruturas de Contenção do Talude Sobranceiro ao Porto de Recreio da Calheta






















Descrição da Operação: A concretização da operação envolve a execução de uma empreitada, que compreende a realização de todos os trabalhos necessários ao reforço das estruturas de contenção do talude sobranceiro ao porto de recreio da Calheta, com vista a assegurar a efetiva proteção contra a queda de blocos e de derrocadas da escarpa, e ainda, dentro do possível, que estes permitam um maior controlo da erosão das camadas mais brandas e friáveis, de modo a atenuar a formação de consolas nas escoadas basálticas mais resistentes.

Os trabalhos a realizar consistem fundamentalmente no reforço das redes metálicas existentes (e que foram colocadas há 14 anos atrás) ao longo da zona superior (entre as cotas 130.00 m a 110.00 m e as cotas 50.00 a 55.00 m) e no limite oeste da zona inferior desde a antiga ER101-9, a cerca da cota 45.00 m, com a aplicação de uma nova rede metálica de cabos de aço, que implicará necessariamente a colocação de uma nova malha de pregagens (com menor afastamento) associada a uma nova grelha de cabos de aço e, na sequência disso, a desativação das atuais pregagens e grelhas de cabos de aço que se encontram danificadas e deformadas, não impedindo por isso a queda de materiais e de partes de bancadas rochosas quer da zona superior quer da parte central. Refira-se que também das faixas laterais da escarpa, que não foram alvo de quaisquer trabalhos de estabilização, continuaram ao longo destes anos a desprender-se materiais rochosos e terrosos para a ER101-9 e para o porto de recreio.

No lado Oeste (quer na zona superior e quer na zona inferior) onde já se encontra aplicada uma rede metálica de cabos de aço sobre a rede metálica de dupla torção, o reforço da solução será feito através da execução de uma malha de pregagens associada a uma nova grelha de cabos de aço que deverá ser levada, no topo da escarpa, até cerca de 2 a 4 m para trás da zona de maior inclinação, de modo a garantir um bom confinamento da zona superior.

Todos os cabos de aço das redes e de reforço deste sistema deverão ser de alta resistência e todo o sistema de proteção deverá ser o mais ajustado possível ao maciço, de forma a se garantir o efeito de confinamento do maciço pretendido e o efeito de retenção de blocos e consolas; para além disso todos os novos materiais e peças metálicas a utilizar serão alvo de tratamento anti-corrosivo, atendendo a que os mesmos ficarão sujeitos a um ambiente extremamente agressivo, devido à proximidade do mar.

Perspetiva-se que a solução a adotar irá permitir a fixação de alguma vegetação natural na escarpa, bem como a drenagem natural das passagens mais permeáveis do maciço. Para além disso, mesmo após a sua aplicação, este tipo de revestimento permite a observação da evolução geomorfológica da escarpa e a identificação e eventual correção, em tempo útil, de situações de instabilidade.

Na zona inferior, ao longo da faixa compreendida sensivelmente entre as cotas 45.00-50.00 m e 35.00-45.00 m, devido à escarpa ser constituída essencialmente por escoadas basálticas fraturadas, com alguma expressão e continuidade, prevê-se a execução de pregagens pontuais.

Por motivos de segurança, considera-se que a execução destes trabalhos poderá ser efetuada ao abrigo das redes metálicas de dupla torção existentes, as quais deverão estar fixas no topo, ao longo da plataforma existente entre as cotas 50.00 m e 60.00 m. Todos os elementos metálicos das pregagens deverão ser galvanizados a quente, e a sua localização, orientação e comprimento deverá ser definida em obra, em função da dimensão dos blocos a consolidar e da possibilidade de poderem vir a destacar-se da superfície.

Na zona inferior entre as cotas 35.00-45.00m e a ER 101-9, devido à escarpa ser constituída essencialmente por escoadas basálticas muito fraturadas intercaladas com níveis de brechas com alguma espessura e continuidade, a solução mais adequada será a execução de um revestimento sistemático em betão projetado (com dosagem mínima de cimento e com fibras metálicas) podendo o mesmo ser associado a pregagens em aço seladas em calda de cimento.

É neste contexto que surge a grande necessidade de execução do projeto em referência, pois trata-se efetivamente de uma zona que apresenta sérios riscos de instabilização, conforme se verificou no verão passado, não podendo ser de forma alguma descurado o facto de estarmos perante uma enorme escarpa, sobranceira a uma zona com relevância económica, designadamente na área do turismo, restauração e lazer, e, por essa razão, com expressiva importância na economia local e, na economia da Ilha.

Torna-se absolutamente necessário implementar um estrutural e eficaz conjunto de medidas de estabilização e contenção de uma relevante área de um talude que oferece sérios riscos, tendo em vista assegurar que toda a escarpa estar á efetivamente protegida contra a queda de blocos e de derrocadas, e ainda, dentro do possível, que os ditos blocos permitam um maior controlo da erosão das camadas mais brandas e friáveis atenuando assim a formação de consolas nas escoadas basálticas mais resistentes.

 

Objetivos da Operação: Desta forma a operação contribuirá a prevenção de acidentes graves e catástrofes, na medida em que permitirá uma decisiva atenuação da vulnerabilidade de uma área claramente exposta a um elevado grau de risco em termos de movimentos de massas em vertentes, causado pela erosão dos solos, contribuindo desse modo para o reforço da proteção de pessoas e bens na zona interessada, que nesta data e desde há alguns anos estão irremediavelmente expostos ao perigo que aquela escarpa lhes proporciona.

 

Data de Aprovação: 27/02/2017

Data de Início: 15/04/2017

Data de conclusão: 31/12/2018


 


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