POSEUR-02-1810-FC-000471 - Reabilitação e Regularização da Ribeira de São João - Troço Urbano (Setores 1 a 4)

A operação será financiada pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência na Utilização dos Recursos (POSEUR); Eixo Prioritário e Objetivo Temático: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; Prioridade de Investimento: A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes. 27-02-2018 Planeamento, Recursos e Gestão de Obras Públicas
POSEUR-02-1810-FC-000471 - Reabilitação e Regularização da Ribeira de São João - Troço Urbano (Setores 1 a 4)






















Descrição da Operação: A presente operação insere-se num conjunto de medidas estruturais, que o Governo Regional da Madeira tem vindo a executar e que consistem em intervenções que incidem sobre os processos de iniciação, transporte ou depósito de material sólido com o objetivo de atenuar a perigosidade da aluvião, intervenções de estabilização e consolidação de encostas, bem como trabalhos de regularização e consolidação de linhas de água.

As obras constantes da Operação, no troço urbano de montante da Ribeira de São João, compreendido entre a seção de implantação do açude de retenção de sedimentos situado mais a jusante, o açude A8 e o campo de treinos do Marítimo, visam a regularização e o reperfilamento do leito da ribeira, integrando para além da reconstrução de muros de proteção e respetivas fundações, as soluções previstas no mesmo, contemplam também, a retificação do traçado em zonas de curvas acentuadas e o alargamento da seção de vazão em zonas específicas.

 

Objetivos da Operação: A operação contribuirá para a consecução dos objetivos de prevenção e gestão de riscos das ribeiras da Ilha da Madeira, na medida em que permitirá a atenuação da vulnerabilidade de uma área exposta a riscos de cheias e aluviões, reforçando assim a segurança de pessoas e bens.

 

Data de Aprovação: 22/12/2017

Data de Início: 01/03/2018

Data de Conclusão: 31/12/2019


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.