Pesquisar

Sarampo

Pode ser uma doença grave. Desde 2015, o Sarampo está eliminado em Portugal. No entanto, o risco de surgir surto mantém-se, quer pela introdução de casos importados, quer pela acumulação de indivíduos suscetíveis. O vírus do sarampo é muito contagioso. 24-01-2024 Direção Regional da Saúde
Sarampo

Pode ser uma doença grave. Desde 2015, o Sarampo está eliminado em Portugal. No entanto, o risco de surgir surto mantém-se, quer pela introdução de casos importados, quer pela acumulação de indivíduos suscetíveis. O vírus do sarampo é muito contagioso. 

 

Como se transmite?

O vírus do Sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar, quando a pessoa infetada tosse ou espirra. 

 

Quais os sintomas?

- Febre e exantema cefalocaudal (manchas vermelhas que surgem na cabeça/face e propagam para o tronco e membros)

- Tosse

- Corrimento nasal

- Conjuntivite 

 

Verifique o seu registo de vacinas.

Se necessário, vacine-se.

 

A vacinação é gratuita no seu Centro de Saúde. 

 

Crianças: A vacina contra o Sarampo, papeira e rubéola (VASPR) é administrada na infância, em 2 momentos: • aos 12 meses de idade – 1ª dose • ao 5 ano de idade – 2ª dose 

Adultos: Se nasceu em 1970 ou depois, nunca teve sarampo ou nunca foi vacinado contra o sarampo deve ser vacinado com uma dose da vacina. 

Se for Profissional de Saúde, deve ser vacinado com 2 doses.  Se tiver dúvidas, contacte o seu Centro de Saúde e/ou médico assistente. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.