Pesquisar

Via Verde do AVC no SESARAM evita mortalidade e morbilidade

Atualmente o AVC é uma patologia considerada como prevenível e tratável, sendo a adoção de estilos de vida saudáveis considerada a melhor medida preventiva, em especial no que se refere à alimentação saudável e promoção da atividade física. 31-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Via Verde do AVC no SESARAM evita mortalidade e morbilidade

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 29 de outubro, na cerimónia comemorativa do Dia Mundial do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), organizada pela Unidade de AVC do SESARAM, no auditório do Arquivo Regional.

Na ocasião, o responsável pela tutela da Saúde reconheceu o trabalho realizado pela equipa da Unidade de AVC do SESARAM e lembrou a importância da criação da Via Verde do AVC, em 2008, a qual permitiu tratar muitos doentes e conseguiu reduzir o número de internamentos de 1200 para 900 e, entre 2018 e 2020, para 800 doentes.

Na sua intervenção, Pedro Ramos, referiu alguns constrangimentos na prestação de serviços devido à situação de pandemia, como a diminuição do acesso ao Serviço de Urgência, e lembrou a reorganização do serviço para assegurar a resposta às necessidades da população como o recurso a teleconsultas e a prescrição de medicamentos online.

O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cárdio e cerebrovasculares.

Atualmente o AVC é uma patologia considerada como prevenível e tratável, sendo a adoção de estilos de vida saudáveis considerada a melhor medida preventiva, em especial no que se refere à alimentação saudável e promoção da atividade física.

Importa recordar os principais sintomas de um AVC: boca ao lado, dificuldade em falar, falta de força num braço e/ou perna, alterações da visão, dor de cabeça intensa, desequilíbrio. Perante estes sinais, deverão ser ativados rapidamente os meios de emergência. 

Perante uma suspeita de AVC, recomenda-se o contacto imediato para o “112” que através da Via Verde para o AVC conduzirá o utente para o Hospital.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.